Nossa página

sábado, 29 de julho de 2017

Urubu-de-cabeça-vermelha Cathartes aura (Linnaeus, 1758)

  Ave conhecida popularmente como Urubu-de-cabeça-vermelha,Urubu-caçador, Jereba(Pará), Urubu-campeiro(Rio de Janeiro) ou Xem-xem(Pará), entretanto seu nome científico é único, Cathartes aura (Linnaeus, 1758). 
    Os adultos tem como característica distinta a coloração vermelha ou rósea da pele na cabeça e pescoço, escudo nucal branco ou amarelo, enquanto que nos jovens aquela coloração é negra. Atinge cerca de 49cm de comprimento total, envergadura de 137 a 180cm e o peso varia de 1,2 kg a 2 kg. As vezes voa próxima ao solo a procura de carniça, já que é uma espécie saprófaga e devido ao fato de ser uma das poucas aves com olfato bem desenvolvido, geralmente é a primeira espécie de urubu a chegar na carniça. Ocasionalmente pode alimentar-se de pequenos vertebrados.
    Vive em florestas, bordas de matas e campos, onde pode ser visto formando pequenos grupos ou isolados. Constroem seu ninho principalmente no solo, mas também as vezes usa ocos de árvores, onde põe dois ovos que são incubados por até 41 dias. Os filhotes são alimentos pelos pais com alimento regurgitado por eles.
    Nativa, tendo sua distribuição na América do Sul até o sul do Canadá, ocorrendo em todo o Brasil. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie em todas as mesorregiões do estado: Leste Potiguar, Agreste Potiguar,Central Potiguar e Oeste Potiguar.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário