Nossa página

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Gavião-caboclo Heterospizias meridionalis (Latham, 1790)

Gavião-caboclo(Heterospizias meridionalis) observado em área aberta da zona rural, município de Alto do Rodrigues,RN, Brasil.
     Ave conhecida popularmente como Gavião-caboclo,Gavião-casaca-de-couro, Gavião-telha, Gavião-fumaça e Gavião-tinga, porém seu nome científico é único, Heterospizias meridionalis (Latham, 1790). 
   Essa espécie pertence a família Accipitridae da qual fazem parte as aves conhecidas vulgarmente como gaviões e águias, como por exemplo, o gavião-caramujeiro(Rostrhamus sociabilis), o gavião-de-cauda-curta(Buteo brachyurus) e a a águia-serrana(Geranoaetus melanoleucus).
  O Gavião-caboclo(Heterospizias meridionalis) é relativamente grande atingindo na fase adulta 60cm de comprimento, a sua plumagem é quase completamente marrom-ferrugem com estrias pretas, as exceções são a cauda que é negra com faixa branca estreita e as pontas das asas também são negras.
  Seu ninho é construído com gravetos, no alto de árvores ou palmeiras, onde botam geralmente um ovo grande esbranquiçado. O período reprodutivo da espécie é de julho a novembro. Ela vive em áreas abertas como campos, cerrados,bordas de matas, bordas de brejos e manguezais.
   Alimenta-se de animais vertebrados como pequenos mamíferos, aves, serpentes, lagartos, anfíbios anuros(sapos,rãs e pererecas) e também de animais invertebrados como insetos e caranguejos. 
   Ocorre do Panamá à Argentina e, praticamente em todo o Brasil. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, observei essa espécie nas mesorregiões Leste Potiguar,Agreste Potiguar,Central Potiguar e Oeste Potiguar ou seja em todo território norte-rio-grandense.

Referências

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Sigrist,Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis: Avifauna Brasileira. São Paulo: Avis Brasilis,2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário