Nossa página

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Irerê Dendrocygna viduata (Linnaeus, 1766)

Indivíduos observados as margens de pântano em Nísia Floresta,RN,Brasil.
  Ave conhecida popularmente como Irerê,Marreca-viúva, Viuvinha,Paturi",Marreca-Piadeira" ou Marrecão, entretanto seu nome científico é único, Dendrocygna viduata(Linnaeus, 1766).
   Um indivíduo adulto dessa espécie atinge 44cm de comprimento total e peso aproximado de 750 gramas. Apresenta como características distinguíveis uma máscara branca na face,pescoço negro, flancos listrados e asas negras, bico e pés plúmbeos(SICK,1997). Alimenta-se principalmente de plantas aquáticas mas também inclui pequenos animais aquáticos em seu cardápio. Geralmente seu período reprodutivo estende-se de abril a julho, sendo o ninho construído no chão, onde a fêmea põe de 8 a 14 ovos e o macho pode revezar com a fêmea na incubação e posteriormente no cuidado dos filhotes.
   Habita as margens dos corpos de água(pantanos, lagos, rios, etc) onde formam bandos de números variáveis, desde um casal até dezenas de exemplares. Geralmente alça voo mais no final da tarde(crepúsculo), sendo vista e ouvida as vezes até sobrevoando cidades a noite. É uma espécie relativamente arisca, devido principalmente ao fato de ser muito caçada em algumas comunidades do país, lembrando que a caça a animais silvestres no Brasil é crime ambiental.
   Apresenta ampla distribuição geográfica na América do Sul, incluindo todo território brasileiro e também na África. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie em todas as mesorregiões do estado: Leste Potiguar, Agreste Potiguar,Central Potiguar e Oeste Potiguar.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.
GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.
LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.
SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário