Nossa página

domingo, 22 de abril de 2018

Choca-do-Nordeste Sakesphorus cristatus (Wied, 1831).

   
    Ave conhecida popularmente como Choca-do-Nordeste, porém seu nome científico é Sakesphorus cristatus (Wied, 1831).
   Um individuo adulto pode atingir 15cm de comprimento total e peso de aproximadamente 18g. Essa espécie apresenta dimorfismo sexual no qual o macho apresenta a plumagem dorsal parda,garganta,pescoço(anterior) e topete negros,este que na fêmea é ferrugínea, em ambos a parte ventral apresenta coloração esbranquiçada predominante.
   "O ninho dessa espécie tem a forma de um cesto fixado em uma forquilha, na vegetação arbustiva, tendo a entrada um diâmetro  de 60 mm x 50 mm, altura 50 mm e profundidade de 45 mm, forrado com líquen por fora.  A postura consta de dois ovos pesando em média 3,3 g, que são incubados pelos pais(Lima et al,2010)".
  A Choca-do-Nordeste(Sakesphorus cristatus) ocorre exclusivamente no Brasil, especificamente na região Nordeste e Minas Gerais, sendo considerada espécie endêmica da Caatinga. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie apenas na mesorregião Central Potiguar,sempre em meio a vegetação típica do bioma Caatinga.

Referências
Lima,Pedro Cerqueira; Rolf Grantsau; Rita de Cássia F. da Rocha Lima; Thyers N. de Cerqueira Lima Neto & Luiz E. Souza Silva. Ninhos de espécies ameaçadas, endêmicas e outras de comportamento reprodutivo pouco conhecido, na pátria da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) (Psittaciformes: Psittacidae), destacando-se novos dados sobre o comportamento reprodutivo do besourinho-de-cauda-larga (Phaethornis gounellei) (Apodiformes: Trochilidae) a descrição do ninho da choca-do-nordeste (Sakesphorus cristatus) (Passeriformes: Thamnophilidae) e do jacucaca (Penelope jacucaca) (Galliformes: Cracidae). Atualidades Ornitológicas On-line Nº 153 - Janeiro/Fevereiro 2010 - www.ao.com.br

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves da pátria da Leari. 1.ed. - Salvador: AO, 2004

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário