NOSSA PÁGINA

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pau-brasil(Paubrasilia echinata)

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O PAU-BRASIL(Paubrasilia echinata):
Considerada árvore símbolo nacional,o Pau-brasil(P. echinata) é de origem brasileira e ocorre na Mata pluvial Atlântica desde o Ceará até o Rio de Janeiro. É uma planta espinhenta que alcança cerca de 12m de altura. Seu crescimento é considerado lento. Apresenta flores amarelas na primavera. A sua propagação se dá através de sementes. As vagens,que dão as sementes,só aparecem 25 anos após o plantio.















Os botões amarelos florescem entre outubro e dezembro. Durante os séculos XVI e XVII,a árvore que deu nome ao nosso país foi sendo retiradas em quantidade cada vez maiores. Portugueses,Franceses,Espanhóis e Holandeses desembarcaram no litoral brasileiro para encher seus navios com a madeira do pau-brasil.
   Usado no passado pra fazer corante e para construção de navios,o pau-brasil praticamente desapareceu das florestas. Calcula-se que 70 milhões de exemplares desta árvores foram carregadas para a Europa. Hoje,o pau-brasil é muito usado para reflorestar áreas onde antes eles eram abundantes ,e também como planta ornamental. A madeira atualmente é empregada somente para confecção de arcos de violino.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
REINO:Plantae
DIVISÃO:Magnoliophyta
CLASSE:Magnoliopsida
ORDEM:Fabales
FAMÍLIA:Fabaceae
GÊNERO: Paubrasilia
ESPÉCIE: Paubrasilia echinata Lam.

BILIOGRAFIA:

Lorenzi,Harri,Árvores brasileiras:manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil,vol.1.4-ed.-Nova Odessa,SP:Instituto Plantarum,2002.
Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário