Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte vi essa bela "perereca" próximas a lagoas, em arbustos a margem de porções de água e em banheiros nos municípios de Baía formosa na RPPN Mata Estrela, em Nísia Floresta, Monte Alegre e Pedro Velho. Esse animal belíssimo é um anfíbio da ordem(grupo) Anura(anfíbios sem cauda),especificamente é uma perereca da família Hylidae.
Conhecida popularmente como perereca-de-bananeira por alguns, a Boana raniceps ocorre na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai e possivelmente Peru.
Tem hábitos noturnos e arborícola, ficando escondidas nas folhagens durante o dia e ao cair da tarde inicia a vocalização ainda no esconderijo e com o avançar da noite se desloca para próximo de lagos, pântanos ou rios. São territorialistas e se ouvem outros machos vocalizando saem em perseguição a ele.
Preserve a natureza!
REFERÊNCIA:
Disponível em : > http://www.plantasdeaquario.com/zoo95.htm
< Acesso em:09/04/10.
A rã de bananeira é venenosa???
ResponderExcluirOlá Unknown!
ExcluirA espécie do post acima é inofensiva, não apresenta glândulas de veneno.
A rã de bananeira é venenosa???
ResponderExcluirOlá Silvana!
ExcluirA espécie do post acima é inofensiva, não apresenta glândulas de veneno.
Encontrei no meu quintal uma dessa o que eu faço
ResponderExcluirOlá Unknown! Se ela apareceu naturalmente no seu quintal é bom, pois ela vai ajudar por exemplo a controlar as populações de insetos...
ResponderExcluirEla é inofensiva! Esses dias apareceram duas dentro da minha casa...
Heje apareceu uma quase dentro do banheiro eu e minha mãe ficamos muito assustadas e pensamos o que a gente faz, então o que as pessoas devem fazer quando uma espécie desse tipo aparecer em casa? O que você recomenda ?
ResponderExcluirOlá Unknown!
ExcluirComo o banheiro é relativamente o ambiente mais úmido dentro de casa, esse é o local mais provável de aparecer um anfíbio anuro como a perereca.
Nesse caso, sendo apenas um animal, teoricamente você poderia entrar em contato com órgãos ambientais para retirada do animal- como o órgão estadual ou municipal, ou ainda corpo de bombeiro ou a polícia ambiental. Mas na prática o mais comum e relativamente fácil, é com cuidado, usando um balde grande captura-la(com segurança para ambos-homem/fauna) e em seguida soltá-la em uma área de mata que seja úmida e que tenha um corpo de água...
Se você tem medo, poderia pedir pra alguém que não tem fazer isso, mas antes é importante tentar ver se algum dos órgãos ambientais podem vir, se não, que autorizem a captura seguido de soltura do animal com segurança.
Ocorrem também em São José de Mipibu -RN
ExcluirEstou criando uma no quintal. É uma festa quando ela aparece.
ResponderExcluirAcabei de achar uma no terreno da minha casa.. SC 😄
ResponderExcluir