Aranha conhecida popularmente como Aranha Espinhosa ou Tecedeira-espinhuda mas cientificamente seu nome é Gasteracantha cancriformis. Ela pertence a família Araneidae, a mesma da qual fazem parte as aranhas conhecidas como orbiculares, como por exemplo a Aranha-de-jardim(Argiope argentata).
Como se pode observar(ver foto) é uma aranha que constrói teia orbicular, através da qual captura pequenos animais, como cigarrinhas, moscas, mariposas, besouros, abelhas que servem de alimento para a mesma. As presas capturadas pelas teias são consumidas imediatamente, consumidas parcialmente e empacotas para consumo posterior, ou ainda são deixadas na teia e consumidas junto com a remoção da teia no final do dia. As fêmeas vivem solitariamente em teias individuais. Até três machos podem oscilar em fios de seda nas proximidades. As fêmeas podem ser encontradas em qualquer época do ano, mas principalmente a partir de outubro a janeiro. Os machos podem ser encontrados nos meses de outubro e novembro.
As teias das fêmeas adultas são encontradas em locais abertos, em alturas que pode variar de menos de 1 a mais de 6m (Muma,1971), sendo construídas todas as manhãs e removidas ao entardecer, sendo assim uma espécie de hábito diurno. Os fios de sustentação e raios da teia apresentam stabilimentum na forma de tufos de seda, que tornam a teia dessa espécie visível na vegetação. Vivem em bordas de florestas, em áreas abertas, mas já lhe encontrei no interior de floresta, construindo sua teia entre árvores e arbustos.
Estudos em laboratório sobre o comportamento de acasalamento mostram que os machos visitam a teias construídas pelas fêmeas, e usam um padrão rítmico batendo quatro vezes sobre a teia de seda. Depois de várias abordagens cautelosas os machos se aproximam das fêmeas, tornam-se envolvidos a com seda produzida pelas fêmeas e copulam. O acasalamento pode durar 35 minutos ou mais. Após o acasalamento, o macho permanece na teia da fêmea. O acasalamento pode ocorrer repetidamente (Muma, 1971).
Embora virada para baixo perto do centro de sua teia, a fêmea produz um saco de ovos com contendo de 100 a 260 ovos. Ela deposita o saco na parte de baixo das folhas nas proximidades do ninho, então morre. Dos ovos devem nascer cerca de 100 a 260 filhotes que sobrevivem sem cuidados parentais durante o inverno, dispersando-se na primavera, quando já são capazes de produzir teias e ovos (fêmeas) ou fertilizar ovos (machos) por conta própria. Os machos e as fêmeas atingem a maturidade dentro de duas a cinco semanas de idade. (Milne e Milne, 1980).
As fêmeas adultas possuem de 5 a 7 mm de comprimento e 10 a 13 mm de largura. Os machos possuem de 2 a 3 mm e são difíceis de serem encontrados (Muma, 1971). Nas fêmeas as patas e o prossoma são pretos, o opistossoma é rígido e sua região ventral é preta com algumas listras ou pequenos pontos claros. A região dorsal apresenta 6 projeções em forma de espinhos e nas fêmeas encontradas na Flórida (EUA) essa área é branca com espinhos vermelhos (Levi, 1978, 1996).
No Brasil, sabe-se que as fêmeas dessa espécie apresentam um policromatismo, porém, apesar de ser uma espécie comum, conspícua e diurna, pouco foi descrito sobre os seus padrões de cores. As pesquisas mostram grande variação no padrão de cores de Gasteracantha cancriformis, pelo menos cerca de 8 fenótipos(em algumas pesquisas) desde formas conspícuas até padrões crípticos. Veja por exemplo 7 padrões de coloração dessa espécie encontradas em pesquisas: Amarelo com espinhos pretos branco com espinhos pretos, branco com espinhos avermelhados, preto com algumas partes brancas e espinhos pretos, preto e branco com espinhos avermelhados, Vermelho com espinhos pretos,Laranja com espinhos avermelhados.
É a única representante de seu gênero no novo mundo, distribuída desde a Argentina até a Flórida(EUA),como também é encontrada na América Central,Cuba e Jamaica. encontrada nas zonas tropicais e subtropicais. É considerada de maneira geral uma espécie inofensiva ao ser humano, mas deve-se evitar o manuseio devido aos seus espinhos e por ser um animal silvestre. Até o presente é abundante em todo Hemisfério Ocidental. Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte visualizei Gasteracantha cancriformis nos seguintes municípios até o momento: Em Parnamirim(2012 e 2013), em Natal(2013), em Nísia Floresta(2012),em Baía Formosa(2011).
Desvende os segredos dos animais peçonhentos e salve vidas! Torne-se um especialista em animais peçonhentos com o MAIOR CURSO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS ministrado por um Biólogo e Mestre pela USP! Aprenda a diferenciar peçonhentos de venenosos, manuseio seguro e primeiros socorros. Identifique com maestria cobras, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos. Tem bônus e certificado para você, Clique aqui https://go.hotmart.com/S93919279K?ap=6873 e inscreva-se agora! Vagas limitadas!
Referências:
Gawryszewski,Felipe Malheiros. Policromatismo e Stabilimentum em Gasteracantha cancriformis (Araneae,Araneidae): caracterização e as hipóteses da atração de presas e da proteção da teia.
Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília para a obtenção do grau de Mestre em Biologia Animal.
Gawryszewski,Felipe Malheiros&Motta,Paulo César. Variação no padrão de cores da aranha Gasteracantha cancriformis (Araneidae) no cerrado do Distrito Federal.Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília para a obtenção do grau de Mestre em Biologia Animal.
Fauna do Parque das dunas. Disponível em: http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/fauna.asp Acesso em 02 de janeiro de 2014.
Gasteracantha cancriformis. Disponível em: http://animaldiversity.ummz.umich.edu/accounts/Gasteracantha_cancriformis/ Acesso em 02 de janeiro de 2014.
Encontrei uma amarela aqui na Bahia, tirei foto! Ela é linda e ao mesmo tempo dá medo :)
ResponderExcluirEncontrei uma amarela aqui na Bahia, tirei foto! Ela é linda e ao mesmo tempo dá medo :)
ResponderExcluirencontrei uma no PR achei diferente,e por não conhecer fiquei com medo rsrs
ResponderExcluirPara efeito de cobertura geográfica a seu texto, era comum eu encontrar esta aranha em São Vicente (SP) na década de 70.
ResponderExcluirOlá Unknown, fico feliz com sua participação nesse blog.
ExcluirObrigado pela informação!
Sucesso e Paz!!!
Eu achei uma exatamente igual essa aqui em casa eu achei ela bem diferente pois nunca havia visto uma assim então resolvi dar uma pesquisada bem legal ela :)
ResponderExcluirAqui na minha casa tem uma morando no pé de pitanga, Achei parecida com morcego...ela é muito diferente. Fico tranquila ao saber que não há perigo. Moro na cidade de Teresópolis - RJ
ResponderExcluirPreciso de ajuda. Estou com uma aqui em casa, dentro de um pote com éter, ou seja,ela está adormecida. Ela é venenosa??? Sei que a maioria dos aracnídeos coloridos são venenosos. Ela é preta,na parte de cima é branca, com espinhos vermelho e preto. Gostaria de saber o que é essa protuberância na parte inferior do abdômen. Como se sabe o sexo do animal??? Aguardo retorno.
ResponderExcluirOlá Patrícia.
ExcluirComo a grande maioria das aranhas são venenosas, usando o veneno principalmente para paralisar as suas presas(pequenos insetos),das quais se alimentam. De maneira geral é considerada inofensiva para o ser humano, mas deve-se evitar seu manuseio por ser um animal silvestre da fauna brasileira e por apresentar espinhos.
Atenciosamente,Francisco Souza.
Preciso de ajuda. Estou com uma aqui em casa, dentro de um pote com éter, ou seja,ela está adormecida. Ela é venenosa??? Sei que a maioria dos aracnídeos coloridos são venenosos. Ela é preta,na parte de cima é branca, com espinhos vermelho e preto. Gostaria de saber o que é essa protuberância na parte inferior do abdômen. Como se sabe o sexo do animal??? Aguardo retorno.
ResponderExcluirMoro numa chácara em Franco da Rocha (SP) e na mesma semana que cheguei uma dessas apareceu no meu jardim em frente a cozinha. Ela construiu uma linda teia e eu realmente achei bem diferente o formato da aranha (achei parecida com caranguejo)rsrs.
ResponderExcluirLá na chácara eu já observei ao menos 4 tipos de aranhas "diferentes" e essa é uma delas.
Obrigada por compartilhar. (:
Tem uma na mangueira aqui de casa (São Luís - MA) ela é amarela com espinhos pretos brancos. :D
ResponderExcluirPreta com vermelha em minha casa Itaperuna RJ muito linda
ResponderExcluirEncontrei uma aqui na minha casa (em Fortaleza, CE), ela tem o opstossoma amarelo com espinhos pretos. É linda! Procurei saber mais sobre ela pq achei que era venenosa pela coloração e ela estava mt perto do meu cachorro. Muito esclarecedor seu texto. Obrigada!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, excelente artigo! Essas aranhas também são encontrada no recôncavo da Bahia :)
ResponderExcluirObrigado Tiago Marques!
ExcluirSucesso e paz!!!
Muito comum nos cafezais na região leste de Minas Gerais
ResponderExcluirEncontrei uma laranja com espinhos avermelhado,no pé de acerola fiquei sem saber se ela era venenosa então pesquisei no gloog e encontrei este documentário, obrigada por esclarecer minhas dúvidas! 💝
ResponderExcluirEncontrei uma laranja com espinhos avermelhado,no pé de acerola fiquei sem saber se ela era venenosa então pesquisei no gloog e encontrei este documentário, obrigada por esclarecer minhas dúvidas! 💝
ResponderExcluirOlá Jussene Santos!
ExcluirFico feliz em saber que o texto esclareceu suas dúvidas. Agradeço em nome dos pesquisadores que estudaram a espécie e disponibilizaram seus conhecimentos!
Sucesso e Paz!!!
Paulo Kampf - tenho uma aqui no meu jardim em Campinas - SP uma aranha espinhosa vermelha (brilhante- linda!)
ResponderExcluirFiz diversas fotos - data 22/08/2016.Como faço para enviar uma foto?
Eu achei uma aqui em Belém do Pará no norte do país
ResponderExcluirTenho fobia por aranhas, no meu jardim de casa sempre aparece alguma espécie diferente, já apareceu até viúva negra na minha casa do lado externo, aquela preta de bundinha vermelha ,também tem até uma dessa Gasteracantha cancriformis que parece um caranguejo, não sei se jogo veneno , tenho medo dela proliferar varias outras aranhas. Ao mesmo tempo que eu não quero agredir a natureza, tenho medo de alguns insetos principalmente sabendo que alguns podem ser peçonhentos .
ResponderExcluirOlá Unknown, fico feliz com sua participação nesse blog.
ResponderExcluirEssa espécie não é considerada de interesse médico, ou seja de maneira geral é considerada inofensiva para nós, a menos que a pessoa que provavelmente fosse picada(raramente isso pode acontecer) tivesse alergia ao "veneno" da espécie citada.
Como você falou que tem fobia, você pode pedir pra alguma pessoa especializada(biólogo da sua região,ambientalista,etc) pra capturá-las com cuidado,levando-as para um ambiente natural aberto nesse caso, onde elas possam viver.
Sucesso e Paz!!!
A título de curiosidade, essas aranhas são encontradas também no Paraná. Aqui no noroeste do estado já encontrei uma ou duas no jardim, sempre me referi a ela como crab spider sendo que só agora (depois de uma construir uma teia na varanda) fui checar e ver que essas são dá turma das aranhas de teia orbicular enquanto as crab spiders, parece-me, são todas aranhas caçadoras.
ResponderExcluirOlá Battousai!
ExcluirFico feliz com sua participação nesse blog.
Grato pelo comentário!
Sucesso e Paz!!!
Achei uma branca com espinhos vermelhos e pretos aqui no Rio Grande do Sul
ResponderExcluirMoro em Osório, litoral norte do Rio Grande do Sul, tenho essa espécie de aranha no meu jardim. Acho-as lindas. "Cultivo-as"!
ResponderExcluirEncontrei uma amarela com espinhos mais afilados na parte anterior e manchas pretas! Em Loanda-PR.
ResponderExcluirMeu nome é Marcos.
ResponderExcluirTenho duas dessas, de cor amarela, numa arvore aqui em casa, em Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, Rio GRande do Sul. Seu blog ajudou muito, ja que nunca tinha visto uma espécie assim. Costumo alimenta-las com moscas e mosquitos. Obrigado pelas informações e sucesso com a pág.!
Olá Marcos, fico feliz em saber que gostou do blog.
ExcluirSucesso e Paz!!!
achei uma aqui em casa ela é laranja e branca os espinho amarelo queimado
ResponderExcluirAchei tb...preta é branco. Gostaria de enviar foto mas não consegui. Queria sabe é a mesma
ResponderExcluirAchei tb...preta é branco. Gostaria de enviar foto mas não consegui. Queria sabe é a mesma
ResponderExcluirAchei tb...preta é branco. Gostaria de enviar foto mas não consegui. Queria sabe é a mesma
ResponderExcluirqdo era criança a 40anos tinha muito no sitio da minha vo, la no bairro do sao joao do taupe em fortaleza. tenho muita saudade daquele tempo...admirava muito essas araninhas coloridas...pensei que nem existissem mais. Ricardo Regis.
ResponderExcluirnunca tinha visto, ficamos com medo e achamos linda ao mesmo tempi achei no meu quintal e são paulo zl hj
ResponderExcluirEncontrei 3 tipos diferentes de aranhas espinhosas no meu quintal , tem pelo menos umas 15 espalhadas , e normal ter tantas juntas ???
ResponderExcluirThay
Oi Unknown.
ExcluirSão 3 espécies da mesma do post acima, com apenas 3 variações de cores?! Se for a espécie acima, eu nunca vi várias próximas como mencionou. São grandes(como as das fotos)?
Encontrei uma em meu jardim. Fico encantado com a perfeição da teia que é refeita todas as manhãs. Com frequência ela muda o local de sua construção.
ResponderExcluirTremembé SP
encontrada tbm em Rio Grande, no Rio Grande do Sul
ResponderExcluirEncontrei uma dessa branca com espinhos vermelhos, hoje, em Pompano Beach / Flórida
ResponderExcluirEncontrei várias com padrões de cores vermelho e outras brancas e outras amarelas, são lindas,em Alfenas MG
ResponderExcluirAchei uma aqui em casa que ela é preta com laranja e as costas dela é toda laranja
ResponderExcluirTenho uma no quintal de casa,isolei a area para que a teia não seja destruida
ResponderExcluirEu achei uma preta com amarelo aqui na casa da minha patroa, achei diferente, e é interessante uma coisa que a teia dela é mais forte do que das aranhas comuns, e ela realmete bonita só tem cara de mal 😁😁
ResponderExcluirAcabo de fazer uma foto macro de uma amarela e preta em Brasília.
ResponderExcluirAchei essa aranha linda. A vi hoje em Caruaru - PE, só achei bem nas isso de a mãe morrer assim que coloca lá ovos, por que isso ocorre?? O corpo dela ser como alimento para os filhos quando eles nascem é? E o pai que tava na teia, vai pra onde??
ResponderExcluir*bad de a mãe morrer*
Excluirsim, ela era amarela e preta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEncontrei uma aqui no pé de limão de casa, moro na praia do Rosa em SC.
ResponderExcluirMoro em Uberlândia ,MG e encontrei uma no pomar da minha casa ,nunca visto aranha desta espécie mas achei ela super exótica e pesquisei e vi que ela é inofensiva ao ser humano, isso me tranquilizou pq seria uma pena ter que acabar com um inceto tão diferente e exótico !
ResponderExcluirencontrei uma dessas aqui no rio grande do sul- osório, bem bonita e não demonstrou qualquer reação a minha presença tirando fotos dela
ResponderExcluirTomei um enorme susto ao achar 2 aranha dessa especie no quintal na gangorra dos meus netos. Nunca vi essa espécie.
ResponderExcluirSanta Barbara-BA
Tem aqui em Torres, RS
ResponderExcluirTem aqui em Torres, RS
ResponderExcluirCapturei u um espécime lindo dessa Aranha. Negra com laranja e vermelho. Sou do norte da ilha de Florianópolis.
ResponderExcluirVim pesquisar pois tive medo...kkkk achei uma no Jardim que cuido das plantinhas aqui no condomínio que moro. Fotografei, apesar dela estar no chão e se confundir com o piso. Lindinha e diferente.
ResponderExcluirAh.....fotografei aqui em Natal RN.
ResponderExcluirTem uma aqui no meu quintal , Rio de Janeiro RJ to criando ela. O nome dela é pandora
ResponderExcluirencontrei uma toda vermelha aqui em Brasília, muito linda quase matei ela por acidente
ResponderExcluirEu fui picado por uma trabalho hidropônico caiu dentro bota tem veneno
ResponderExcluirLeandro-Acabei de ser picado por essa aranha, subi em um pé de jaca e fui picado. Ta doendo bastante. Pesquisando pra saber se essa aranha é venenosa, encontrei esse site. Juiz de Fora - MG
ResponderExcluir