Nossa página

quarta-feira, 14 de março de 2018

Cobra-preta Boiruna sertaneja Zaher, 1996, a devoradora de serpentes peçonhentas

Fonte: Autor Igor Joventino Roberto,
http://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Boiruna&species=sertaneja

  Serpente conhecida popularmente como Cobra-preta, Muçurana,Cobra-de-leite,Limpa-pasto,Limpa-campo e Papa-rato,entretanto seu nome científico é único, Boiruna sertaneja Zaher, 1996.
   A Cobra-preta(Boiruna sertaneja) pode atingir 2m30cm de comprimento, sua dentição é opistóglifa(dentes inoculadores de veneno na região posterior dos maxilares superiores) sendo assim considerada "semi-peçonhenta" e enquadrada a partir de 1999 como serpente de interesse médico pelo Ministério da Saúde. Isso ocorreu devido ao registro de um acidente com envenenamento de uma criança, causada por mordida de uma Boiruna maculata, espécie do mesmo gênero da que estamos apresentando((Santos-Costa et al., 2000). O indivíduo adulto da Boiruna sertaneja apresenta coloração geral preta no dorso e ventre,sendo que neste a cor negra é mais suave próximo ao pescoço. 
   Espécie terrestre, ativa principalmente a noite, generalista de habitat com ampla distribuição no bioma da Caatinga podendo ser encontrada do estado da Bahia ao Ceará e Minas Gerais. Alimenta-se de lagartos,aves, pequenos mamíferos como por exemplo ratos e também serpentes, incluindo as peçonhentas. Sendo assim, essa espécie colabora no controle de várias populações animais, incluindo animais com grande taxa de reprodução como roedores e também serpentes peçonhentas como jararacas e cascavéis. Ela é ovípara, em cada postura são postos de 7 a 22 ovos que são incubados durante cerca de 120 dias.
    Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, observei essa espécie apenas na mesorregião Central do estado, especificamente na "região do Seridó", em Cerro Corá e também em Sítio Novo. Mas ela ocorre em toda região do domínio da Caatinga em nosso estado.

Referências
COSTA, Thaís Barreto Guedes da.Estrutura da comunidade de Serpentes de uma área de Caatinga do
Nordeste brasileiro. Natal, RN, 2006.

FREITAS, Marco Antonio de . Serpentes Brasileiras. Malha de sapo Publicações e Consultoria Ambiental / Proquigel/CIA/BA, 2003. v. 1. 160p .

Guedes, Thaís Barreto . Serpentes da Caatinga: diversidade, história natural, biogeografia e conservação. - São José do Rio Preto : [s.n.],2012.

Lira-da-Silva, R.M.; Mise, Y.F.; Casais-e-Silva, L.L.; Ulloa, J.; Hamdan, B. & Brazil, T.K. 2009. Serpentes de Importância Médica do Nordeste do Brasil. Gazeta Médica da Bahia, 79:7-20.

Santos-Costa, M.C.; Outeiral, A.B.; D’Agostini, F.M. & Cappellari, L.H. 2000. Envenomation by the Neotropical Colubrid Boiruna maculata (Boulenger, 1896): a case report. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo, 42 (5): 283-286.

17 comentários:

  1. Creio ter visto uma dessa aqui em Carpina-PE, zona da mata. Infelizmente não estava com o celular na hora para tirar uma foto.

    ResponderExcluir
  2. hj encontrei uma na cama estava minha esposa e meu bebe dormindo, eu consegui tirarar uma foto dela depois que matei ela

    ResponderExcluir
  3. Hoje encontrei uma em São Lourenço da Mata

    ResponderExcluir
  4. Hoje acredito ter encontrado uma em Apodi-RN. Porém mataram, que pena!

    ResponderExcluir
  5. Foi encerrada uma dessa no telhado da casa da minha sogra em lajes rn

    ResponderExcluir
  6. Acabei de matar uma aqui em casa em candeias Bahia depois que fui pesquisar sobre ela me arrependi de ter madado-a

    ResponderExcluir
  7. Eu também to chateada de ter matado uma dessas ontem, sem saber que era essa.Ela entrou na minha casa, e estava no sofá no meio das almofadas onde eu costumava me sentar. A minha gata impediu que eu me sentasse, ficou miando diferente e tipo, me "avisou". Estou em Porto Seguro BA

    ResponderExcluir
  8. Encontramos uma aqui mais ou menos 1 metro região centro oeste paulista

    ResponderExcluir
  9. ontem tinha uma no motor do carro do meu tio(suponho que era essa)

    ResponderExcluir
  10. Gente, moro em Monte Aprazível, interior de SP e tenho crtza que foi essa a cobra que apareceu aqui no sítio. É possivel? Tendo em vista a predominância de local?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      No estado de São Paulo tem registro confirmado da ocorrência da prima dela, do mesmo gênero, a "Boiruna maculata".

      Excluir
  11. Matei uma hoje, agr as 3:30. Se eu tivesse lido antes não tinha matado a mesma. Acordei com um barulho na telha quando olhei essa cobra. Tô no sitio em Tacaimbo Pernambuco!

    ResponderExcluir
  12. Encontrei uma dessas morta com um buraco na barriga, não acho que foi um primata sem pelos que matou. Vila Flor/RN Zona da Mata. Já vi muita jibóia, mas essa foi a primeira vez.

    ResponderExcluir
  13. Eu encontrei 3 em São Paulo e tenho certeza que não é a prima dela pois a barriga dela era branca

    ResponderExcluir