Nossa página

domingo, 25 de abril de 2010

Furão(Galictis cuja); Fauna do Rio Grande do Norte.



 O Furão(Galictis cuja) é um mamífero carnívoro,alimentando-se de pequenos mamíferos,aves,répteis e anfíbios. Ocorre nos biomas Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado e Campos sulinos. O comprimento do corpo varia de 40-45cm e a cauda de 15-19cm;o peso varia de 1 à 3kg; seu corpo é alongado e seus membros curtos,auxiliando-o a correr próximo ao chão e esconder-se em pequenas tocas ou vegetação baixa e fechada. São ágeis e rápidos,com grande habilidade para escalar,mas geralmente forrageiam no solo. Apresentam comportamento característico de andarem em fila. São principalmente crepusculares e noturnos,geralmente aos pares ou em pequenos grupos. Habitam florestas e áreas abertas, abrigando-se em tocas abandonadas por outros animais ou cavadas por eles mesmos. O período de gestação é de 3 meses,nascendo de 2 a 4 filhotes.
BIBLIOGRAFIA:
REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil – Londrina, 2006.

Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.
Paiva,Melquíades Pinto&Campos,Eduardo. Fauna do Nordeste do Brasil: conhecimento científico e popular. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil,1995. 
Créditos das fotos:
1ªFOTO Autor:Pablo Necochea B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário