Nossa página

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tatu bola Tolypeutes tricinctus(Linnaeus, 1758);Mascote da Copa 2014.

Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) (Foto: Divulgação/Associação Caatinga/Mark Payne-Gill/NaturePL)
   Animal mamífero conhecido popularmente como Tatu-bola-do-Nordeste, Tatu-apara, Bola, Bolinha, Tranquinha e Tatu bola, devido a capacidade de curvar sua carapaça ficando no formato de uma bola,escondendo assim as partes moles do corpo de eventuais predadores. Mas cientificamente seu nome é Tolypeutes tricinctus, pertence a família Dasypodidae, a família dos tatus.
   Sua alimentação é constituída basicamente por cupins e outros invertebrados,frutos durante principalmente a época chuvosa, areia e material vegetal também podem ser consumidos.É a menor espécie de tatu brasileira e a menos conhecida. O Comprimento de seu corpo é de aproximadamente 30 cm, e da cauda cerca de 6,5 cm. Seu peso varia em média de 1 kg a 1,8 kg. A carapaça possui geralmente três cintas móveis, entretanto alguns indivíduos podem somente apresentar duas ou até quatro. Possui cinco dedos em cada membro anterior, enquanto seu parente Tolypeutes matacus possui apenas quatro. A cauda é coberta com escudos dérmicos, quase inflexível. 
   Curiosamente não cava tocas, utiliza as tocas feitas por outros animais. Mas além de usar tocas, pode utilizar depressões no terreno como abrigo e se cobrir de folhas. O Tatu-bola troca de tocas diariamente,mas reutiliza tocas antigas. Animal de hábito predominantemente noturno.
   Durante a época de acasalamento, observa-se mais de um macho acompanhando uma mesma fêmea, o que facilita ainda mais a captura de vários exemplares por vez. As fêmeas produzem, por ninhada, um ou mais raramente dois filhotes, que nascem completamente formados.(MARINHO FILHO; REIS, 2008).
Tatu-bola ('Tolypeutes tricinctus') se defende de predadores enrolando seu corpo. A carapaça do animal lembra uma bola de futebol. (Foto: Divulgação/Associação Caatinga/Mark Payne-Gill/NaturePL)

   Habita as Florestas Tropicais decíduas do Brasil, sendo encontrado nos biomas brasileiros Caatinga e Cerrado. O Tatu-bola(Tolypeutes tricinctus) é uma espécie endêmica do Brasil,ou seja, só ocorre no Brasil, nos estados de Alagoas,Bahia,Sergipe,Piauí,Pernambuco,Paraíba,Ceará,Rio Grande do Norte,Goiás,Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal e Minas Gerais.
   As maiores ameaças a essa espécie são a caça, destruição e alteração do habitat. Tolypeutes tricinctus está listado como vulnerável por causa de um declínio populacional nos últimos 12 anos estimado a partir da exploração permanente e perda de habitat e degradação. 
   No Bioma Caatinga, as populações remanescentes estão praticamente isoladas em áreas protegidas e são submetidas a caça de subsistência. Enquanto que no Cerrado, as principais populações vivem fora das áreas protegidas e estão especialmente ameaçadas pela conversão de seu habitat natural para plantações de cana de açúcar e soja. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a espécie integra a lista nacional de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.
   Segundo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie perdeu mais de 50% de seu habitat nos últimos dez anos e o risco de extinção agora é considerado "muito alto" e o tatu-bola deve ser incluído na categoria "em perigo", a segunda mais grave antes do animal desaparecer.  Dessa forma o tatu-bola, escolhido mascote da Copa de 2014, tem risco de extinção elevado e pode sumir em até 50 anos, se não houver investimentos em projetos a nível nacional em prol da  conservação da espécie.
Eu ainda não tive o privilégio de observar essa espécie de tatu durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte.

Referencias

Kleberson de Oliveira Porpino&Valdeci dos Santos Júnior&Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos Santos. Lajedo de Soledade,Apodi, RN. Ocorrência peculiar de megafauna fóssil quaternária no Nordeste do Brasil.
REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil – Londrina, 2006. pg 89-90.
Superina, M. Abba, AM 2010. Tolypeutes tricinctus. In: IUCN 2013. IUCN Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Versão 2.013,2. www.iucnredlist.org Transferido em 28 de fevereiro de 2014.
Crédito das fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário