Nossa página

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Aranha Cupiennius cf. bimaculatus (Taczanowski, 1874); Fauna do RN

   Esses registros fotográficos foram feitos durante uma trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata Estrela, localizada no município de Baía Formosa,Rio Grande do Norte, Brasil. Essas fotos foram feitas em 24 de janeiro de 2010, eram exatamente 9 horas e 11 minutos naquela manhã, havia chovido e a aranha estava sobre a lâmina de uma folha de uma planta da família Bromeliaceae, que estava na margem da trilha. Fiz os registros rapidamente, não coletei-a e vi apenas esse espécime nessa planta, depois desse momento não a vi durante esses anos que se sucederam durante minhas excursões na Mata Estrela e em nenhum outro fragmento de Mata Atlântica do RN.
   Na tentativa de identificar a espécie pedi ajuda a estudantes e pesquisadores de aranhas no grupo "Aracnologia Brasileira" na rede social Facebook e vendo uma foto dessas, alguns deles acreditam que provavelmente seja da espécie Cupiennius bimaculatus (Taczanowski, 1874), tendo ela registro de ocorrência no Brasil principalmente na Amazônia, entretanto existe na literatura um registro apenas para o Bioma Caatinga, especificamente para o estado de Pernambuco até o momento.
   Até o presente não encontrei nenhum levantamento da araneofauna do Rio Grande do Norte com identificação em nível nível pelo menos de gênero, o que tem sido dificultado pela falta de especialistas. Sendo assim, resta-nos aguardar as futuras pesquisas que poderão sim confirmar a presença dessa espécie(ou não) para o nosso estado, como de muitas outras ainda não "descobertas" pela ciência.

Classificação Científica geral:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Ctenidae Keyserling, 1877
Gênero: Cupiennius Simon 1891
Espécie: Cupiennius bimaculatus (Taczanowski, 1874)

Referências
Cupiennius - Galeria de Fotos. Cupiennius bimaculatus Taczanowski, 1874. Disponível em: >http://www.wandering-spiders.net/cupiennius/introduction/ <:acesso 17="" em:="" p="">
Organizadores Freddy Bravo, Adolfo Calor. Artrópodes do Semiárido: biodiversidade e conservação. Feira de Santana : Printmídia, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário