Nossa página

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Bentevizinho-de-penacho-vermelho Myiozetetes similis (Spix, 1825)

  Ave conhecida popularmente como Bentevizinho-de-penacho-vermelho,Bentevizinho-topete-vermelho ou Bentevi-de-coroa-vermelha, entretanto seu nome científico é Myiozetetes similis (Spix, 1825). 
   Pertence a família Tyrannidae, da qual também fazem parte por exemplo o Bem-te-vi(Pitangus sulphuratus ), Tesourinha(Tyrannus savana),Gibão-de-couro(Hirundinea ferruginea) e Bagageiro(Phaeomyias murina).
  Indivíduos adultos medem cerca de 18cm de comprimento. Apresenta píleo vermelho(visível quando está excitado), bico preto,olhos claros, uma faixa branca acima dos olhos desde o bico até a nuca, garganta branca e região inferior amarela, dorso e asas marrom-esverdeadas.
   Alimenta-se de insetos e frutos. Seus ninhos são feitos com capins em galhos de arbustos, onde a fêmea põe em média 3 ovos. É observado geralmente aos pares ou em pequenos grupos vivendo em matas ou em áreas mais abertas conservadas e também é encontrada em áreas urbanas bem arborizadas.
   Ocorre em quase todo o Brasil, na Bolívia, Argentina e no México, podendo realizar migração na época mais fria para regiões mais quentes.
   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte tenho observado essa espécie principalmente na Mesorregião Leste Potiguar, sendo minhas últimas observações em Nísia Floresta,Parnamirim e Natal.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário