Nossa página

domingo, 16 de outubro de 2016

Pitiguari Cyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789)

    Ave conhecida popularmente como Pitiguari, Vira-folha, Gente-de-fora-vem e Tem-cachaça-aí, entretanto seu nome científico é Cyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789).
    Cada indivíduo adulto pode alcançar 16cm de comprimento e 28 gramas de peso. Apresenta cabeça relativamente grande, bico adunco, cabeça acinzentada, a cor da íris varia de amarelo a vermelho, fronte e as sobrancelhas marrom-ferrugíneas, dorso pardo-esverdeado e peito verde-amarelado.
   Alimenta-se de animais invertebrados e alguns frutos. Durante o período reprodutivo(julho a novembro) os casais cantam muito. A fêmea constrói um ninho pequeno com fibras vegetais, onde põe três ovos em média, sendo incubado tanto pelo macho como pela fêmea durante aproximadamente 14 dias.
  Vive em meio a vegetação densa em bordas e clareiras de florestas, em capoeiras, plantações, cerrados, caatingas, campos, mangues e ambiente urbano bem arborizado. Comum em quase todo o Brasil, ocorrendo em todas as regiões do país, exceto em pequena área da Amazônia ocidental. Ocorre também do México à Bolívia e Argentina.
    Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, observei essa espécie nas mesorregiões Agreste Potiguar e Leste Potiguar, mas ela é relativamente comum em todo território potiguar. Geralmente ouvimos ela vocalizar, porém não é fácil de vê-la, pois geralmente canta no meio da copa de arbustos e árvores, estando escondida entre as folhas, desse fato surgiu um dos seus nomes vulgares aqui no interior do RN, "Vira-folha". 

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Sigrist,Tomas. Guia de Campo Avis Brasilis: Avifauna Brasileira. São Paulo: Avis Brasilis,2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário