Nossa página

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Catingueira Cenostigma cf. bracteosum (Tul.) E. Gagnon & G. P. Lewis

   Planta conhecida popularmente como Catingueira devido ao mau cheiro de suas folhas. Entretanto seu nome científico atual é Cenostigma bracteosum.
   Planta de porte arbustivo-arbóreo que dependendo das condições ambientais pode atingir 10m de altura. Seu tronco é de coloração acinzentada, seu fruto, uma vagem que tem de 5 a 7 sementes. Suas flores amarelas tem uma pétala central com pontos avermelhados que servem como referência para os animais que procuram o néctar, sendo as abelhas dos gêneros Xylocopa e Centris seus principais polinizadores. Mas outras espécies de abelhas nativas e outros animais como beija-flores e borboletas também se alimentam do néctar das flores dessa planta. Além disso, cavidades no tronco de árvores dessa espécie também são utilizadas por abelhas sociais ou solitárias na construção de seus ninhos.  
  Segundo a medicina popular usa-se as folhas e cascas no tratamento principalmente de disenterias e infecções catarrais. É uma planta nativa e endêmica do Brasil que ocorre principalmente na Caatinga.

Referências

Camila Maia-Silva...[et al.]. Guia de plantas: visitadas por abelhas na Caatinga. 1. ed. Fortaleza, CE : Editora Fundação Brasil Cidadão, 2012.

Castro, Antonio Sérgio e Arnóbio Cavalcante. Flores da caatinga. Campina Grande: Instituto Nacional do Semiárido, 2010.

Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 2. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996. Pg. 413.

3 comentários:

  1. está correta a identificação, Cenostigma bracteosum.

    ResponderExcluir
  2. É interessante divulgar que existem 2 espécies de plantas chamadas de Catingueira nativas do RN: Cenostigma bracteosum e Cenostigma nordestinum. O mais interessante é que elas ocorrem em regiões diferentes, enquanto a C. bracteosum tem preferência pela porção norte do estado, em áreas de bacia sedimentar, a C. nordestinum ocorre mais na porção do cristalino. Alguns municípios possuem as duas espécies, como João Câmara e Assu por estarem em área de transição de formação rochosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Víctor, muito bom seu comentário.
      É importante destacar que temos pelo menos 3 espécies do gênero 'Cenostigma' confirmadas para o RN.

      Excluir