Nossa página

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Pipira-preta Tachyphonus rufus (Boddaert, 1783)

   Ave conhecida popularmente como Pipira-preta ou Encontro-de-prata, entretanto seu nome científico é Tachyphonus rufus (Boddaert, 1783).
   Um indivíduo adulto alcança 18cm de comprimento e pode pesar 33g. Existe dimorfismo sexual, ou seja, o macho é aparentemente diferente da fêmea, enquanto o macho tem plumagem negra(apenas a dragona e as coberteiras inferiores da asa e axilares são brancas) a fêmea tem coloração geral parda-ferrugínea, assim como o imaturo. Alimenta-se principalmente de frutos, mas as vezes inclui em sua dieta pequenos insetos.
   Na época da reprodução após escolher seu parceiro constroem um ninho semelhante a uma tigela geralmente na vegetação de porte herbáceo-arbustivo, onde a fêmea põe de 2 a 3 ovos que são incubados por cerca de 13 dias. 
   Vive na vegetação principalmente de porte arbustivo, geralmente é observado macho e fêmea juntos em bordas de floresta ou em clareiras.
  Apresenta ampla distribuição geográfica no continente americano, ocorrendo na Argentina,Bolívia, Costa Rica,Colômbia,Equador,Guianas,Nicarágua,Panamá,Paraguai,Peru,Suriname,Venezuela e Trinidad e Tobago e Brasil. Aqui ocorre quase todos os estados brasileiros, apenas não foi registrada no Acre,Espírito Santo,Rio de Janeiro, Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie apenas na Mesorregião Leste Potiguar, sendo minhas ultimas observações in loco, nos municípios de Tibau do Sul,Nísia Floresta e em Natal.

Referências

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário