Nossa página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Rato do junco Holochilus brasiliensis(Desmarest,1819); Fauna do RN

Foto:http://www.planet-mammiferes.org/drupal/en/node/40?indice2=Photos%2FRongeur%2FMyomo%2FSigmod%2FHoloBra2.jpg
   Mamífero conhecido popularmente conhecido como Rato de Junco e cientificamente como Holochilus brasiliensis. Animal que pertence a família Cricetidae e a subfamília Sigmodontinae. É um roedor maior que o rato-comum-das-casas, de cor geral avermelhadas na região superior e cinza ventralmente. O pelame é formado por unidades longas e macias e recobrem todo o animal. A cabeça é pequena em relação ao corpo, as orelhas são curtas e arredondadas, dentes incisivos fortes e amarelados. O focinho é curto e obtuso. A cauda é longa e apresenta pêlos. Os pés, grandes, possuem pequena membrana interdigital.
 O rato de Junco é animal de hábitos noturno e semi aquático que habita formações florestais de Mata Atlântica,Caatinga e Cerrado. Alimenta-se de partes de vegetais aquáticos, sementes silvestres e cultivadas,mas podem até chegar a comerem animais invertebrados. Os ninhos são construídos em touceiras de capim,geralmente em terrenos brejosos; suas ninhadas chegam a até 10 filhotes. H. brasiliensis ocorre segundo alguns levantamentos do estado do Espírito Santo ao nordeste do Rio Grande do Sul, atingindo partes do estado de Minas Gerais; Entretanto Marcos Rogério P. Matias o fotografou na vegetação de junco as margens da lagoa de Pitangui,município de Extremoz, Rio Grande do Norte. Sua distribuição geográfica se dá na América do Sul,nos seguintes países:Brasil,Argentina e Uruguai.

REFERÊNCIAS:
REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil – Londrina, 2006. pgs:357-358.
Bonvicino, C. R. Guia dos Roedores do Brasil, com chaves para gêneros baseadas em caracteres externos /- Rio de Janeiro: Centro Pan-Americano de Febre
Aftosa - OPAS/OMS, 2008. pg:35.
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001. pg:86.
Crédito da foto: Pictures are showed for exclusively information and pedagogy. Pictures are showed without agreement request and belong to authors who posses copyright. If authors recognize pictures and refuse diffusion, I should remove them

Um comentário:

  1. Da pra comer?Acho que sim se tiver fome.Não é rato comum é como um preá.

    ResponderExcluir