A imagem foi registrada na RPPN Mata Estrela no município de Baía Formosa, Rio Grande do Norte, durante a noite. Essa caranguejeira(Iridopelma hirsutum) ocorre no nordeste do Brasil, na região litorânea e matas de transição. É um aracnídeo de hábitos arborícola, constroem ninhos com teias bem consistentes com pedaços de folhas e casca de madeira. Ela pertence a família Theraphosidae, família a qual fazem parte as aranhas conhecidas como caranguejeiras. ela é muita linda! Preserve a natureza!
Desvende os segredos dos animais peçonhentos e salve vidas! Torne-se um especialista em animais peçonhentos com o MAIOR CURSO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS ministrado por um Biólogo e Mestre pela USP! Aprenda a diferenciar peçonhentos de venenosos, manuseio seguro e primeiros socorros. Identifique com maestria cobras, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos. Tem bônus e certificado para você, Clique aqui https://go.hotmart.com/S93919279K?ap=6873 e inscreva-se agora! Vagas limitadas!
REFERÊNCIA:
Disponível em: > http://aracnohobbybrasil.blogspot.com/2009_08_01_archive.html
< Acesso em :18/04/2010.
Bom dia, Francisco. Acredito que a aranha da primeira foto (à esquerda) seja Typhochlaena curumin. Eu fotografei uma dessas na Barreira do Inferno em 2015. A sp. foi descrita em 2012 de uma coleta na PB.
ResponderExcluirBoa noite Tiago.
ExcluirBoa observação, obrigado!
Vou retirar a foto conforme a identificação sugerida...
Demorei responder porque meu notebook quebrou e pelo celular não dou conta das diversas atividades.