Nossa página

domingo, 23 de abril de 2017

Trapiá Crateva tapia L.

   Planta conhecida popularmente como Trapiá, Tapiá, Cabaceira, Catauré, Capança ou Fruto de macaco, entretanto seu nome científico é único, Crateva tapia L.
   Espécie de porte arbustivo a arbóreo podendo atingir de 4 a 12 metros de altura, de copa fechada e arredondada que mantém as folhas(trifoliadas) maior parte do ano, sendo por isso muito indicada para arborização urbana, pois fornece uma sombra maravilhosa, além de ser nativa e útil na recomposição de ambiente degradado.
   A sua madeira clara é usada em obras internas na construção, forros, caixotaria, cabos, coronhas, tamancos e confecção de canoas (LORENZI, 2002). A casca dela tem cheiro semelhante ao de alho, sendo usada como febrífugo, antidisentérico, estomáquico e tônico segundo a medicina popular  (CRUZ, 1982). Além disso, ainda de acordo a medicina do povo, o chá da entrecasca e folhas é usado contra asma, a seiva como analgésico dental, as folhas para combater inflamação e irritação na garganta e seu suco contra hemorróidas(CASTRO,2010).
   O fruto pendente é arredondado e liso, de polpa branca envolvendo as sementes, variando da cor verde para amarelo quando está maduro. Serve de alimento para a fauna nativa e geralmente é usado pela espécie humana para fazer suco e bebida vinosa, além de ser indicado segundo a medicina popular para combater infecções do trato respiratório e usado como isca por pescadores (CRUZ, 1982). Resultados de pesquisas com extratos de suas folhas mostraram grande atividade antioxidante, sugerindo que ela poderá ser usada como provável fonte de compostos antioxidantes pela indústria.
    Suas flores de pétalas brancas e grandes estames avermelhados, formam uma inflorescência composta que atraem muitos animais, como abelhas, borboletas, mariposas e morcegos que vem se alimentar de néctar, produzido em boa quantidade. Algumas espécies de abelhas nativas como as dos gêneros Plebeia (jati ou mosquito) e Trigona(arapuá) procuram essas flores para coletar não apenas o néctar, mas também o pólen, sendo essa planta importante para conservação dessas abelhas nativas.
  Trapiá(Crateva tapia) ocorre nos biomas da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Amazônia, sendo encontrada nas seguintes regiões e respectivos estados brasileiros: Norte (PA, AM, AC),Nordeste (RN, PE, PB, MA, CE, BA, AL, SE), Centro-Oeste (MT, MS) e Sudeste (ES, SP, RJ).


Referências

Camila Maia-Silva...[et al.]. Guia de plantas: visitadas por abelhas na Caatinga. 1. ed. Fortaleza, CE : Editora Fundação Brasil Cidadão, 2012.

CASTRO, Antonio Sérgio e Arnóbio Cavalcante. Flores da caatinga. Campina Grande: Instituto Nacional do Semiárido, 2010.

CRUZ, G.L. Dicionário de plantas úteis do Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. 600p.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 2002. 368p.

Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 1. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.

Raissa de Sá Azevedo, Karwhory Wallas Lins da Silva , Kelly Barbisa da Silva, Aldenir Feitosa dos Santos & João Gomes da Costa. Resumo: POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE Crataeva tapia L. Disponível em: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1033026/1/joaogomes.pdf Acesso em 23 de abril de 2017.

Renato Braga. Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário