Nossa página

domingo, 26 de agosto de 2018

Juriti Leptotila verreauxi Bonaparte, 1855

   Ave conhecida popularmente como Juriti, Juriti-pupu ou Pupu(origem no canto), entretanto seu nome científico é único, Leptotila verreauxi Bonaparte, 1855. Pertence a família Columbidae, da qual também fazem parte por exemplo, a Arribaçã(Zenaida auriculata), a Rolinha-branca(Columbina picui) e a Rolinha-roxa(Columbina talpacoti).
   Um individuo adulto pode alcançar de 26 a 30 cm de comprimento e seu peso variar de 135 a 215 gramas. Apresenta coloração geral pardo-acinzentada, alguns tons metálicos violeta e verde na cabeça e nuca,enquanto que a fronte, garganta e barriga são claras. Também possui um anel alaranjado em volta dos olhos. Quando está voando, é possível observar as pontas brancas das retrizes laterais e o acanelado da face inferior das asas. Alimenta-se de grãos, sementes, frutos e vegetais. Constrói o ninho em plantas arbustivas ou em grutas usando pequenos gravetos, onde põe em média dois ovos.
   Habita em florestas como a restinga, caatinga e cerrado, mas também pode ser vista em bordas de matas, campos e capoeiras em busca de grãos no chão. Ao perceber a presença de intruso ou possível ameaça, foge rapidamente caminhando ou voa para o interior da mata. Vive sozinha ou aos pares.
   Apresenta ampla distribuição geográfica nas Américas, ocorrendo do sul dos Estados Unidos a  Argentina e Uruguai e em todos os estados brasileiros. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie nas  mesorregiões Leste Potiguar, Agreste Potiguar e Central Potiguar. Apesar das populações dessa espécie em diferentes partes do Brasil sofrer com a caça ilegal, ela não é considerada ameaçada de extinção.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, L. M. Aves da Mata Atlântica: riqueza, composição, status, endemismos e conservação. 2013. 513f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário