Planta conhecida popularmente como Guabiraba,Guabiraba-de-rama,Guabiroba ou Candeia-brava, entretanto seu nome científico é único, Campomanesia aromatica (Aubl.) Griseb.. Pertence a família Myrtaceae, da qual também fazem parte por exemplo, a Jabuticabeira, a Ubaia azeda e o Camboim.
A Guabiraba(Campomanesia aromatica) é uma espécie nativa de porte arbustivo podendo atingir cerca de 5m de altura,ela apresenta flores brancas e seus frutos maduros são arroxeados e comestíveis. Geralmente floresce em novembro e frutifica de fevereiro a setembro. De acordo com a literatura na medicina popular a infusão das folhas do "olho da planta" é usada contra diarréia, dor na barriga, catarro no peito, pneumonia e gripe no Piauí.
Sua distribuição geográfica é disjunta desde Trinidad e Tobago ao Brasil e também na Bolívia. Em território brasileiro tem registros nos biomas da Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia, ocorrendo nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Referências
CHAVES, E.M.F.; BARROS, R.F.M. Diversidade e uso de recursos medicinais do carrasco na APA da Serra da Ibiapaba, Piauí, Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.14, n.3, p.476-486, 2012.
Marla Ibrahim U. de Oliveira, Ligia Silveira Funch & Leslie R. Landrum. Flora da Bahia: Campomanesia (Myrtaceae). Sitientibus série Ciências Biológicas 12(1): 91– 107. 2012.
Organizador Rafaela Campostrini Forzza... et al. Catálogo de plantas e fungos do Brasil, volume 2. Rio de Janeiro : Andrea Jakobsson Estúdio : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010.
Renato Braga. Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1976.
Nenhum comentário:
Postar um comentário