Borboleta conhecida como 80 ou 08 dependendo da posição das asas em que é observada, entretanto seu nome científico é Callicore sorana (Godart, 1824). Ela pertence a família Nymphalidae, da qual também fazem parte por exemplo, a borboleta-esmeralda, a borboleta-zebra e a borboleta-estaladeira.
Além do detalhe curioso numérico presente nas asas, outro detalhe que chama atenção nessa espécie é que nela a fêmea geralmente é considerada "mais bonita(mais colorida)" do que o macho, o que é algo incomum. Na fase larval(as lagartas) elas comem por exemplo, as folhas de Serjania sp., enquanto que adultos de C. sorana alimentam-se principalmente de frutos em decomposição(ex: goiaba e pinha). Quando ela pousa mantém as asas fechadas que as vezes ajuda a camufla-la.
No Brasil ela ocorre principalmente no domínio das Caatingas e também no Cerrado tanto no interior de matas como também nas bordas das mesmas. Durante as minhas expedições pelo Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie nas mesorregiões Central Potiguar e Oeste Potiguar.
Referências
Rocha,Wesley Silveira. Investigações
sobre o par mimético Siderone galanthis e Callicore sorana (Lepidoptera, Nymphalidae)
em áreas de cerrado sensu stricto do Brasil central. Dissertação apresentada ao
Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade de Brasília.
Queiroga, Marina Rocha de. Borboletas
frugívoras (Lepidoptera: Nymphalidae) de um remanescente de caatinga, horto florestal
olho d’água da bica, Cuité, Paraíba. Monografia apresentada ao curso de
licenciatura em ciências biológicas da universidade federal de Campina Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário