Nossa página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Gafanhoto Mané magro Stiphra robusta (Mello-Leitão,1939); Fauna do RN













Animal da Classe Insecta(inseto) e da ordem Orthoptera, conhecido popularmente como Mané Magro ou "Bicho pau", mas Stiphra robusta não é da ordem Phasmida, que é o grupo dos verdadeiros Bichos Paus. essa espécie pertence a família Eumastacoidea.
 











O Stiphra robusta assim como a maioria das espécies de gafanhotos se alimenta de vegetais, e passou ao status de praga no Nordeste, desfolhando cajú e algaroba totalmente, em áreas do Rio Grande do Norte em 1992. Essa espécie possui forma alongada que lembra um graveto em meio a vegetação. Quando adulto podem medir em média 8 cm de comprimento. No dorso do tórax, possui uma mancha marrom-escura do mesotórax ao metatórax, terminando esta última parte em amarelo-claro.
 












Pernas anteriores e medianas de tamanho quase semelhante e, posterior quase duas vezes maior. Tíbia posterior com duas fileiras de espinhos fortes, sendo menores em tamanho e número nas pernas anteriores e medianas. Eclosão - ocorre nas primeiras chuvas, sobem nas árvores e arbustos. Os adultos são ápteros semelhantes aos saltões,eles acasalam em maio e as fêmeas ovipositam em agosto. Os ovos passam à época seca em diapausa.

REFERÊNCIAS:
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Eurico Santos. Os Insetos(Vida e Costumes) Tomo I. Belo Horizonte. Itatiaia,1982. Pg:47.
Chagas MCM, Moreira MAB, MFP Barreto. Aspectos biológicos de pallens Schistocerca, STIPHRA robusta e Tropidacris gafanhotos collarisespécie no RIO GRANDE DO NORTE,BRASIL.

8 comentários:

  1. ola pessoal,

    Muito interessante a descricao do mane-mago que encontrei aqui. Eu sei que algumas pessoas usam fasmideos como animais de estimacao. Seria possivel fazer isso com os mane-mago?? Que cuidados deveria se ter pra garantir que eles reproduzam a contento?? Onde eu poderia obter maiores informacoes

    ResponderExcluir
  2. Olá,senhora Ana Claudia. fico feliz pela sua participação nesse blog. Como o Mané magro Stiphra robusta é uma espécie silvestre da fauna brasileira, é proibido sua captura e ou manipulação sem autorização do IBAMA. Infelizmente não encontrei outras referências bibliográficas sobre essa espécie.Votos de Paz,Saúde e Sucesso para a senhora e família!!!Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como combater este inseto

    ResponderExcluir
  4. Andei observando o mané magro por alguns instantes e notei que ele tem uma metamorfose ou simplesmente troca de pele ou seria capa, por isso fiquei curioso e gostaria de fazer a seguinte pergunta. Ele tem realmente uma metamorfose, observei que ele deixa aquela pele, podemos fazer um análogo com a cobra que troca de pele no determinado tempo de vida.Fiquei observando e notei que era realmente uma coisa natural por haver muitos na mesma situação. Então sim ou não, o mané magro tem essa metamorfose natural que pode ser uma mutação para a lagarta e a lagarta para a borboleta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Barbosa, fico feliz com sua participação nesse blog.
      Sim, ele sofre um tipo de metamorfose, desenvolvimento paurometábolo(para vários autores eles consideram desenvolvimento hemimetábolo). Isso aí que você chamou de “troca da pele” é sim uma muda também chamada de ecdise,processo comum aos animais artrópodes(insetos,aracnídeos,etc). A ecdise é o processo de troca do exoesqueleto, essencial para o crescimento desses animais(filo artropoda). O gafanhoto durante essa troca de exoesqueleto apenas cresce um pouco mais, ele NÃO se transforma em outro animal.
      Sucesso e Paz!!!


      Excluir
  5. Tenho um terreno e tudo que plantei (caju, manga, laranja, limão, jambu. ..) eles acabaram com tudo.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de saber onde eles depositam seus ovos

    ResponderExcluir