Nossa página

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Falsa Coral Oxyrhopus trigeminus (Duméril, Bibron & Duméril, 1854);Fauna do RN

Falsa Coral Oxyrhopus trigeminus fauna do RN
   Serpente conhecida popularmente como Falsa Coral e cientificamente como Oxyrhopus trigeminus, pertencendo atualmente a família Dipsadidae(antes Colubridae), da qual também fazem parte por exemplo, a Boipeva, a cobra-verde  e a corre-campo. As cores de suas escamas são vermelha,preto e cinza claro, sendo essas cores dispostas em anéis incompletos e irregulares pelo corpo.
Sua dentição é do tipo opistóglifa(dentes sulcados inoculadores de veneno na região posterior dos maxilares superiores). Devido a essa posição dos dentes, geralmente não representa perigo para homem, sendo por isso considerada "não peçonhenta ou de baixo risco". Quando sente-se ameaçada torna-se agressiva.
Falsa Coral Oxyrhopus trigeminus uma serpente brasileira
   Essa Falsa Coral ocorre na região Nordeste do Brasil. Alimentam-se principalmente de lagartos e em menor freqüência de pequenos mamíferos (CUNHA & NASCIMENTO, 1983; VANZOLINI et al. 1980; ZAHER, 2000). Como sua coloração imita a da Coral Verdadeira, pode chegar a ser evitada por predadores. Essa espécie de falsa-coral distribui-se por regiões de vegetação aberta brasileiras,campos e matas. É uma serpente de hábitos diurnos,noturnos e terrestre.

REFERÊNCIAS:
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal:EDUFRN,1997
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.Pg:74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário