NOSSA PÁGINA

sábado, 14 de maio de 2011

Fidalgo Carcharhinus obscurus (LeSueur,1818); Fauna do RN

   Animal conhecido popularmente como Fidalgo,Cação,Bay shark,Lobo,Marracho faqueta,Melgasho,Zarco e cientificamente como Carcharhinus obscurus. esse peixe pertence a classe Chondrichthyes(peixe cartilaginoso) e a família Carcharhinidae, a mesma família a que pertencem os tubarões galha branca,cabeça chata e tubarão azul.
















    C.obscurus apresenta o corpo delgado e moderadamente corpulento. Seu focinho é curto,largo e arredondado. Os dentes da maxila superior são triangulares com bordo serrilhado, enquanto que os dentes inferiores são pontiagudos.












      A origem de sua base ultrapassa os lóbulos livres das peitorais, que são bastante falcadas e pontudas. Essa espécie apresenta coloração azul acinzentado no dorso enquanto que seu ventre é branco, válido para indivíduos adultos.













      Atingem no máximo 4,2 m de comprimento total e podem pesar até 365 kg. Habitam praticamente todo o litoral do Brasil. Migram se deslocando na costa atlântica das Américas , para o norte no verão e para o sul no inverno. Vivem preferencialmente no mar aberto, sendo encontrados com freqüência nas águas costeiras e rasas.













     São de hábitos solitários mas formam pequenos grupos as vezes, costumam ser vistos nadando lentamente próximo ao fundo. alimentam-se de seres bentônicos, como raias,polvos, gastrópodos e crustáceos. Quanto a reprodução essa espécie é vivípara, produzindo de 6 a 14 embriões por gestação.






      Sua carne é comercializada em algumas regiões do mundo onde é apreciada. Suas nadadeiras são muito apreciadas no Oriente para a " sopa de barbatana de tubarão". Sua pele é utilizada na confecção de couro e o fígado na produção de óleo.
Indivíduos adultos dessa espécie podem ser considerados potencialmente perigosos par ao homem.
Essa espécie encontra-se em perigo de extinção!!!

REFERÊNCIAS:
Szpilman, Marcelo. Peixes marinhos do Brasil: guia prático de identificação. Rio de Janeiro. MAUAD Editora. 2000. Pgs: 74 e 104.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário