Aranha conhecida popularmente como Aranha de grama,Aranha de jardim,Aranha lobo ou Tarântula. Mas seu nome científico é Lycosa erythrognatha.
Foto:Carla Reis |
Quando adulta a espécie L. erythrognatha pode atingir de 2 a 3cm de corpo e de 6 a 8cm de envergadura das pernas, apresenta a região dorsal acinzentada, com uma faixa longitudinal clara no cefalotórax ,com estrias radiantes para os lados. No abdômen possui um desenho negro em forma de seta,apresentando ainda a região ventral negra e quelíceras com pêlos avermelhados.
Foto: Manoel Moraes Jr. |
Essa espécie é encontrada em todo território brasileiro, sendo muito comum na zona urbana e encontrada com frequência em jardins e gramados. É uma aranha de hábitos errantes, abrigando-se entre o folhiço acumulado na superfície de sub bosques e florestas, construindo seu ninho unindo folhas secas com fios de seda. Quando sente-se ameaçada pode apresentar comportamento defensivo semelhante ao da aranha armadeira,erguendo os dois primeiros pares de pernas.
Seu veneno é pouco tóxico para o ser humano, tendo sido registrado na maioria dos acidentes apenas dor discreta e transitória no local da picada. O tratamento geralmente não é necessário, eventualmente a dor poderá ser controlada com analgésicos orais. Ela é ativa tanto durante o dia como a noite e se alimenta principalmente de insetos e outras aranhas. Quanto a reprodução é ovípara. É rápida e caçadora cursória, podendo penetrar em habitações humanas, tentando fugir quando molestadas.
Desvende os segredos dos animais peçonhentos e salve vidas! Torne-se um especialista em animais peçonhentos com o MAIOR CURSO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS ministrado por um Biólogo e Mestre pela USP! Aprenda a diferenciar peçonhentos de venenosos, manuseio seguro e primeiros socorros. Identifique com maestria cobras, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos. Tem bônus e certificado para você, Clique aqui https://go.hotmart.com/S93919279K?ap=6873 e inscreva-se agora! Vagas limitadas!
REFERÊNCIAS:
Selma Torquato da Silva... [et al.]. Escorpiões, aranhas e serpentes: aspectos gerais e espécies de
interesse médico no Estado de Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2005.
Principais aracnídeos. Disponível em: http://www.sapienscursos.com.br/login_professor/lima/principais%20aracnideos.pdf Acesso em: 06/07/2011.Tarântula. Disponível em:http://araneae.hdfree.com.br/tarantula.html Acesso em: 06/07/2011.
Crédito das Fotos:
http://www.flickr.com/photos/mcvmjr1971/2163691417/in/photostream por Manoel Moraes Jr. http://www.flickr.com/photos/carlaf_reis/4047290660/in/photostream Por Carla Reis http://br.olhares.com/lycosa_erythrognatha_foto1140174.html Autor(a) Samuel Eurich Betkowski
http://www.flickr.com/photos/mcvmjr1971/2163691417/in/photostream por Manoel Moraes Jr. http://www.flickr.com/photos/carlaf_reis/4047290660/in/photostream Por Carla Reis http://br.olhares.com/lycosa_erythrognatha_foto1140174.html Autor(a) Samuel Eurich Betkowski
Muito bom estou criando uma atranha desta e procurei saber mais sobre ela !
ResponderExcluirObrigado mesmo ...