Nossa página

domingo, 20 de junho de 2010

Aranha marrom(Loxosceles spp); Fauna do Rio Grande do Norte.




Foto: Joe Lapp


 Essa aranha é conhecida como Aranha marrom(Loxosceles spp) devido a sua coloração marrom avermelhado. São aranhas pequenas, que apresentam até 1cm de corpo e 3 a 4cm incluindo as pernas. Apresentam cefalotórax achatado e seis olhos reunidos em três pares. Vivem em teias irregulares que lembram fios de algodão, revestindo uma superfície sempre construída ao abrigo da luz. na natureza são encontradas em fendas de barrancos, junto às raízes de árvores, sob pedras, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bambu. Também habitam em cavernas e ocorrem em áreas urbanas, abrigando em pilhas de tijolos ou telhas, atrás de móveis, no meio de pilhas de livros e etc. São aranhas de hábitos noturnos. Reflita: não são agressivas, picando somente quando não há possibilidade de fuga. os acidentes normalmente ocorrem quando ela é pressionada contra o corpo dentro de roupas, daí a importância de olhar e sacudir roupas antes de vestir. este tipo de acidente muitas vezes é grave. A picada é pouco dolorosa e a lesão da ferida na pele tem desenvolvimento lento. Provoca o aparecimento de uma auréola vermelha, ligeiramente dolorosa, que se estende rapidamente, logo formando uma placa vermelha na pele que pode se estender por todo o membro. Por fim se não houver um tratamento no local, desenvolverá uma ferida e consequentemente se formará uma úlcera profunda de contorno irregular. O tratamento é feito a base de soro, por isso, em caso de acidente deve-se procurar atendimento médico. Já coletei essa espécie em cima de livro entulhados aqui em casa e em roupas no cabide. A espécie que ocorre na região nordeste e norte é a Loxosceles amazonica.
   Desvende os segredos dos animais peçonhentos e salve vidas! Torne-se um especialista em animais peçonhentos com o MAIOR CURSO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS ministrado por um Biólogo e Mestre pela USP! Aprenda a diferenciar peçonhentos de venenosos, manuseio seguro e primeiros socorros. Identifique com maestria cobras, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos. Tem bônus e certificado para você, Clique aqui https://go.hotmart.com/S93919279K?ap=6873 e inscreva-se agora! Vagas limitadas!

BIBLIOGRAFIA:
CANTER, H.M.; KNYSAK,I.; Candido, D.M. Aranhas e escorpiões e lacraias. 2008.Selma Torquato da Silva ... [et al.]. Escorpiões, aranhas e serpentes : aspectos gerais e espécies de interesse médico noEstado de Alagoas – Maceió : EDUFAL,2005.
Foto:https://www.flickr.com/photos/arachnojoe/5060330635

Nenhum comentário:

Postar um comentário