Nossa página

domingo, 20 de junho de 2010

Aranha viúva-negra(Latrodectus geometricus; Fauna do Rio Grande do Norte.




   Aranha conhecida como Viúva-negra(Latrodectus geometricus), essa espécie ocorre em todo o Brasil e apresentam distribuição cosmotropical. A espécie Latrodectus geometricus apresenta abdômen globoso de colorido marrom-acinzentado com um desenho em forma de ampulheta na cor laranja na região ventral do abdômen; os olhos são dispostos em duas fileiras de quatro(4-4). As fêmeas são bem maiores do que os machos,podendo a fêmeas atingir 1cm de tamanho de corpo e os machos apenas alguns milímetros de corpo. Constroem teias tridimensionais(irregulares) em meio a plantações,beira de barrancos,entre as folhas de arbustos; costumam construir seus refúgios em batentes de portas e beiras de janelas.

Reflita: Não são agressivas e geralmente,quando molestadas,deixam-se cair da teia,simulando a morte. Picam apenas quando não podem fugir. São aranhas de interesse médico e seu veneno tem ação neurotóxica. Em caso de acidente, procure atendimento médico e não realize procedimentos de uso caseiro. Pertencem a família Theridiidae, a mesma que pertence a espécie Latrodectus curacaviensis(a viúva-negra,a nossa flamenguinha).
  Já observei essa espécie  numa plantação de couve no município de Nísia Floresta e também na vegetação de tabuleiro em Monte Alegre,na mesorregião Agreste do Rio Grande do Norte.

BIBLIOGRAFIA: 

CANTER, H.M.; KNYSAK,I.; Candido, D.M. Aranhas e escorpiões e lacraias. 2008.

Selma Torquato da Silva ... [et al.]. Escorpiões, aranhas e serpentes : aspectos gerais e espécies de interesse médico no Estado de Alagoas – Maceió : EDUFAL,2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário