O hábito de contemplar a natureza sempre foi importante para o bem-estar dos nossos antepassados. Atualmente durante esse período de isolamento social, tornou-se mais urgente a sua relevância para manutenção da nossa saúde, seja através da observação do crepúsculo, do céu estrelado, das flores dos jardins, do canto dos pássaros ou atividades afins. Acredito que a contemplação de aves de maneira espontânea, seja um hábito tão antigo quanto a própria existência da nossa espécie. Esta atividade nos proporciona bem-estar e admiração seja pela beleza dos cantos e cores das aves, pela variedade de formas e hábitos, pela riqueza de espécies ou especialmente pelo fato de poderem voar.
Sendo assim, se você anda agitado dentro de casa como consequência desse isolamento social ou quer fazer uma atividade diferente, lhe convido a fazer uma pausa se desconectando do mundo virtual, indo até a janela ou quintal, principalmente ao amanhecer ou entardecer e apenas contemple o que a natureza reservou para você. Tenho certeza que ao menos uma ave tu verás ou ouvirás.
Como sugestão, se você é curioso assim como eu, aí vai uma breve lista de algumas espécies de aves que poderá observar na área urbana de nossas cidades. Se observares alguma espécie nativa diferente daquelas da lista, se possível comenta aí para a gente conhecê-la.
Contemple, conecte-se a natureza para ser mais feliz!
Uma breve lista das aves nativas comuns na área urbana de nossas cidades:
1- Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)
13- Andorinha-doméstica-grande (Progne chalybea)
Obrigada pela postagem! Tenho visto vários desses em caminhadas, mas não sabia o nome de todos. Alguns acho que ainda não vi, como os sanhaçus. Outros tenho que aprender a diferenciar, como os que tem as cores do bem-te-vi, mas em padrão diferente. Agradeço mais uma vez Francisco
ResponderExcluir