NOSSA PÁGINA

domingo, 18 de abril de 2010

Aranha de prata Argiope argentata(Fabricius, 1775); Fauna do Rio Grande do Norte.





Imagens registradas em matas dos municípios de Monte Alegre e Vila Flor-RN,respectivamente.

    Conhecida popularmente como Aranha de  prata, aranha de teia ou  ou aranha de jardim(Argiope argentata),esse aracnídeo pertence a ordem Araneomorpha e a família Argiopidae. Essa aranha pode medir de 3 a 5cm em média e é encontrada comumente na vegetação aberta e em jardins. Seu abdome e cefalotórax é de cor prateada com patas de cores alternadas de amarelo e preto. constroem teias orbiculares,ficando normalmente de cabeça para baixo,alimentando-se de pequenos insetos que caem na teia.
   As teias dessa espécie e de algumas aranhas da família Argiopidae apresentam uma curiosidade. Geralmente existe de uma a quatro faixas em zig-zag entre dois raios adjacentes. Tal estrutura, que tipicamente ocorre em forma de “X”, é de nítida percepção, recebe o nome de estabilimento (Fig. 2). As principais hipóteses que tentam explicar a função adaptativa do estabilimento são: (1) camuflagem, a aranha fica posicionada de tal forma no centro da teia que as pernas e o corpo se confundem com o estabilimento; (2) sinalização, a teia fica mais visível a pássaros que desviam da teia; (3) atração de insetos, o estabilimento reflete os raios ultravioleta, auxiliando na captura de insetos. Tal estrutura ocorre, também, em outras espécies diurnas, e são possíveis outros formatos, tais como espirais em volta do centro da teia.
   Apresenta glândulas de veneno,sendo o veneno utilizado para paralisar suas presas. Ela é considerada inofensiva para o ser humano, a menos que a pessoa seja alérgica.
   Argiope argentata tem ocorrência dos EUA até Argentina, no extremo sul da América (LEVI, 2004), e se mostra adaptada a viver em ambientes transformados pela ação do homem, podendo ser encontrada em locais como pastagens, lavouras,capoeiras (GARCIA et al., 2004) e locais bem urbanizados, como em jardins junto às residências (BRAZIL et al., 2005) e matas. A. argentata possui ampla distribuição geográfica, sendo encontrada na Amazônia, na Mata Atlântica e em biomas intermediários a eles,como Caatinga e Cerrrado.

BIBLIOGRAFIA:
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar.Natal:EDUFRN,1997.

João Paulo Burini Robles Arine. Reprodução da aranha de jardim, Argiope argentata (Araneae: Araneidae). REB Volume 3 (2): 1-10, 2010.
Disponível em: >http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/143253/filogeografia-de-argiope-argentata-araneae-araneidae/ Acesso em :18/04/2010.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 comentários:

  1. Ela é venenosa? encontrei uma no meu jardim
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá Senhor Ronaldo, fico feliz pela sua participação nesse blog. Quanto a sua pergunta, respondo: de maneira geral todas as aranhas possuem glândulas de veneno,execeto as aranhas da família Uloboridae. portanto a aranha do texto tem veneno, mas não existe registro na literatura científica de acidentes com o ser humano envolvendo essa espécie, então ela não é considerada perigosa para o ser humano, sendo classificada como inofensiva para o ser humano, a não ser que a pessoa esteja com a imunidade extremamente baixa e ou seja alérgica, aí poderia causar um problema.
    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para o senhor e família!!!
    Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, moro em uma ilha proximo a salvador-bahia e aqui em casa tem muitas dessas, o que faço pra exterminalas?

      Excluir
  3. Olá Francisco
    Adoro animais e tenho uma aranha dessa de estimação. Por isso estou pesquisando sobre essa espécie. Gostei da reportagem e fico feliz por compartilhar do seu conhecimento para aqueles que estão interessados!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Descobri muitas aranhas embaixo da minha casa, moro em Niterói, RJ, tem uma mata atrás da minha casa (uma reserva florestal), no entanto estou preocupada com essas aranhas que resolveram se aglomerar por toda a extensão da casa. Tenho medo que sejam venenosas. A descrição bate com essa 'argiope'.
    Obrigada, Daniele Couto.

    ResponderExcluir
  5. Tô com uma numa palmeira aqui na frente de casa, na Cohabinal, em Parnamirim/RN!

    ResponderExcluir
  6. Tem uma no meu jardim e eu sempre jogo formigas para ela !!!! Fiquei impressionado com sua velocidade em enrolar as vítimas !!! Ela é uma máquina de matar insetos !!!!

    ResponderExcluir
  7. achei uma no jardim de casa em São José C. Grande-PE, ela se alimenta de dia ou à noite?

    ResponderExcluir
  8. nossa, encontrei uma na minha janela, as descrissões e fotos coincidem , porém algo me entrigou.. moro em apartamento ,no terceiro andar , e nao ha plantas por perto , simplesmente umas janela enorme e nao há plantas por perto, o que ocasionária essa aranha em minha residencia? poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senhor Matheus, fico feliz pela sua participação nesse blog.
      Não sou especialista em aranhas,mas posso lhe dizer que aonde ela puder fazer sua teias e capturar pequenos insetos,ela estará relativamente bem,pois tem o mínimo que ele precisa: alimentação. tudo que for ser vivo e cair em suas teias servirá de alimento,como por exemplo moscas,mosquitos,formigas,borboletas,etc.
      De maneira geral todas as aranhas possuem glândulas de veneno,execeto as aranhas da família Uloboridae. portanto a aranha do texto tem veneno, mas não existe registro na literatura científica de acidentes com o ser humano envolvendo essa espécie, então ela não é considerada perigosa para o ser humano, sendo classificada como inofensiva para o ser humano, a não ser que a pessoa esteja com a imunidade extremamente baixa e ou seja alérgica, aí poderia causar um problema.
      Votos de Paz,Saúde e Sucesso para o senhor e família!!!
      Atenciosamente
      Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

      Excluir
  9. Me ajude! Na minha palmeira apareceu uma aranha dessas...eu, claro, queria logo mata-la, mas meu marido não deixou. Ele queria acompanhar a "vidinha" da aranha...só que ela está há mais de 1 mês na minha palmeira e um dia percebi no canto vaaarios ovinhos. Hoje aconteceu o temido, por mim, nasceram as "benditas aranhas", muuuitas. O que eu faço? Existe algum perigo? Posso deixar meu marido tendo essas aranhas como "animal de estimação"? rsrsrs..Tenho medo que elas entrem em casa.
    Please!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá Senhora Sabrina, fico feliz pela sua participação nesse blog.
    Não sou especialista em aranhas,mas posso lhe dizer se for essa espécie ela é inofensiva para o ser humano a não ser que a pessoa esteja com a imunidade extremamente baixa(por exemplo-crianças) e ou seja alérgica. mas deve-se ter o cuidado pois pode ser outra espécie parecida que ainda não se saiba o efeito do seu veneno e ai se a pessoa estar em dúvida e foi picado,deve procurar o médico se possível com aranha coletada. Como é uma espécie que estar adaptada a viver próxima a residências,em jardins,etc, suponho que muitas serão predadas,outras morrerão por outros motivos, enfim as poucas que sobreviverem deverão tecer suas teias em áreas abertas onde possam capturar pequenos animais como insetos(moscas,mosquitos,borboletas,libélulas,etc). mas se perceber que elas estão invadindo sua casa(pouco provável) peça para seu marido(observador-naturalista) para dar um jeitinho de levá-las para outra área aberta,como por exemplo bordas de matas,nunca no interior da floresta. Deixe-as seguir seu rumo naturalmente,pois é espécie silvestre apesar de estar adaptada a viver próximo a residências.

    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para a senhora e família!!!
    Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite ..
    Eu tenho muito medo de aranhas,acho que por isso sempre onde moro tem algumas rrs Eu vejo umas pequenas parecem marrons,as teias sao poucas. Umas sao mais claras outras mais escuras.Ontem na minha mini horta que tenho no terraço vi uma parecendo essa.Sei que tinha um colorido na parte do bumbum e as pernas eram duas pra frente e duas para tras.Será que se eu encostar sem ver que elas mordem.Era bem grandinha..tinha uns quatro cm.Eu nao sei porque este terraço é o terceiro andar e sempre acho umas arainhas..Pode matar minhas cadelinhas ou alguem de casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aranhas são excelentes escaladoras, sobem até prédios de 20, 30 andares. Eu pesquisei sobre esta mesma aranha, pois tenho uma igual no meu pé de cactus. E pela informação, elas são inofensivas, não existem casos de pessoas terem sido picados por esta espécie...Abraços...

      Excluir
  12. Achei uma dessa hoje aqui no meu quintal, mas antes de querer matá-la resolvi pesquisar sobre ela, e como vi que não é perigosa, então deixei ela quietinha onde estava, essa é uma das fotos que tirei dela.. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=569884536458220&set=pcb.569885056458168&type=1&theater

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tenho uma aranha dessa, no meu terreno, no meu pé de cactus. Na cidade de JOINVILLE-SC, então esta fauna não pertence somente ao Rio Grande do Norte. Tenho fotos, mais aqui não tem como enviar, para você ver que realmente é a mesma aranha. Abraços...

      Excluir
  14. Olá,encontrei uma aranha-de-prata na cozinha da minha casa,como ela veio parar no sul do Brasil????? Ela tem algum valor em dinheiro????
    Aguardo respostas,meu e-mail é leandrinhocruzsbs@gmail.com
    Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá,encontrei uma aranha-de-prata na cozinha da minha casa,como ela veio parar no sul do Brasil????? Ela tem algum valor em dinheiro????
    Aguardo respostas,meu e-mail é leandrinhocruzsbs@gmail.com
    Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Achei uma no meu pátio hoje 29/11/2015
    Vejam na foto: https://www.flickr.com/photos/126784828@N04/23295852942/in/dateposted-public/

    ResponderExcluir
  17. Olá, encontrei uma dessas na janela de um dos quartos do meu apto, no terceiro andar. Moro em Santa Maria, RS.
    Inicialmente fiquei preocupada, mas fui me informar a respeito e decidi deixá-la morar lá enquanto quiser. Ela é muito bonita. E no meu bairro tem muito mosquito, então acho que ela vai crescer e ter filhotes e comer muitos mosquitos.

    ResponderExcluir
  18. Aondi Trabalho a varias delas . . Elas sao perigosas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown.
      De maneira geral ela é considerada uma espécie inofensiva para o ser humano. A exceção seria um acidente envolvendo uma pessoa alérgica a seu veneno.
      Atenciosamente,Francisco Souza.

      Excluir
  19. Aondi Trabalho a varias delas . . Elas sao perigosas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lukas.
      De maneira geral ela é considerada uma espécie inofensiva para o ser humano. A exceção seria um acidente envolvendo uma pessoa alérgica a seu veneno.
      Atenciosamente,Francisco Souza.

      Excluir
  20. Boa tarde. Temos uma aqui em Aacatuba.Sp. Resolvi pesquisar antes de qualquer coisa. Meus filhos tem medo, mas como sao inofrnsivas a deixarei nas minhas plantas.Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown. Felicidades!!!
      Também posto outras fotos da nossa fauna e flora na página do Facebook:
      https://www.facebook.com/faunaefloradorn/
      Abraço!

      Excluir
  21. Faz tempo que essa espécie aparece nas plantas aqui. Acho incrível e muito linda!! Eu e meu irmão sempre alimentamos ela. Agora apareceu uma espécie de casulo, como das outras vezes, acho q vamos ter filhotes!! <3

    ResponderExcluir
  22. Moro no MA e acabei de achar uma no meu jardim, vim logo pesquisar pra não fazer nada sem saber. Obrigada pela informação!

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho uma dessas aranhas no.meu jardim todo dia alimento ela com insetos formigas e fico boba vendo a velocidade que ela imobiliza e enrola o inseto, hoje ela construiu um casulo, queria saber em quanto tempo as aranhazinhas vão nascer...

    ResponderExcluir