Nossa página

domingo, 23 de maio de 2010

Carcará Caracara plancus (Miller, 1777); Fauna do RN.

   Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte,sempre vejo essa ave de rapina. Popularmente conhecida como Carcará ou Carancho,a espécie Caracara plancus vive em campos cerrados e bordas de matas,geralmente aos pares. É parcialmente terrestres-anda e corre no chão. Alcança 60cm de tamanho. Alimenta-se,principalmente de pequenos vertebrados como répteis e roedores, que caçam ou encontram recém mortos.















   É facilmente vistos nas estradas comendo animais atropelados que disputam aos urubus. Nidifica nas copas das árvores,e mais raramente no chão,em meio ao capim. O casal trabalha junto na preparação do ninho,na incubação e no cuidado com os filhotes. Podem usar o mesmo ninho durante vários anos consecutivos,onde põem 2 ovos brancos de cada vez. O Carcará(Caracara plancus) pertence a ordem:Falconiformes,família:Falconidae.  
Preserve a natureza!

BIBLIOGRAFIA:
Freire, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande doNorte-IDEMA.
Freire,Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal:EDUFRN,1997
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Nicéia wendel de magalhães. Conheça o Pantanal. terragraph,1992.

3 comentários:

  1. Olá! Acesso seu blog todos os dias e vocês estão de parabéns pela iniciativa e também pelo caráter científico e informacional sobre o que vocês postam! Sou natural de Currais-Novos, mas moro atualmente em Parnamirim. Queria só fazer uma breve correção nessa postagem sobre o Carcará. Atualmente o nome científico aceito para essa espécie é Caracara plancus. Gostaria também de aproveitar meu comentário para lhes perguntar onde posso adquirir este livro "Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte" assim como o livro "Fauna Potiguar".

    Obrigado e parabéns novamente!
    Thiago Augusto - Parnamirim/RN.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago,fico feliz com a sua participação nesse blog. Grato pelos elogios e a correção.
    Os Livros "Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte" e "Fauna Potiguar" eu não encontrei em livrarias,inclusive sei que o livro "Fauna Potiguar" é uma edição esgotada,só encontrei ambos na Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN.
    Votos de Paz,Saúde e Sucesso para você e família!!!
    Atenciosamente
    Francisco V. de Souza,Graduando em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Francisco! É uma pena não pode adquiri-lo, mas não tem problema, o blog já traz informações suficientes! Muita paz, saúde e sucesso em seu curso, que eu tanto admiro, Francisco!

    ResponderExcluir