NOSSA PÁGINA

sábado, 11 de setembro de 2010

Cássia-do-nordeste(Senna spectabilis (DC.) H.S.Irwin & Barneby), Flora do RN

















 Estar querendo arborizar a rua onde você mora, com uma árvore pequena e de belas flores? A espécie das fotos é uma boa dica. Ela é conhecida popularmente como Cássia-do-nordeste,Canafístula-de-besouro,São-joão,Pau-de-ovelha e cientificamente como Senna spectabilis. Pertence a família Leguminoseae-Caesalpinoideae,a mesma do Pau-brasil. Essa árvore atinge de 6 a 9m de altura,suas folhas são compostas pinadas e suas flores amarelas,dispostas em inflorescências terminais. Floresce durante os meses de dezembro a abril. Já o seu fruto é do tipo legume cilíndrico indeiscente e amadurecem nos meses de agosto até setembro. A Cássia-do-nordeste como o próprio nome diz, ocorre na região nordeste do Brasil,no bioma Caatinga. Essa planta ocorre na caatinga do Rio Grande do Norte. Como sua madeira é mole e relativamente pequena,ela é aproveitada apenas para confeccionar objetos leves, como por exemplo caixotes e como lenha e carvão.

REFERÊNCIAS:
Lorenzi,Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil.vol. 1. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum,2002.
 Renato Braga. Plantas do nordeste, especialmente do Ceará. Fortaleza: coleção mossoroense-volume XLII, 1996.
Crédito da Foto: http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/cassia_spectabilis.jpg Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. O problema dessa árvore é a raiz, tenho 2 em frente de casa, e ela está detonando a calçada e a rua.

    ResponderExcluir