Nossa página

sábado, 16 de outubro de 2010

Jatobá( Hymenaea Courbaril L.); Flora do RN.



Planta conhecida popularmente como Jatobá,Jataí ,Jutaí e cientificamente como Hymenaea Courbaril L. . O Jatobá pertence a família Caesalpiniaceae, a mesma a que pertence o Pau brasil,Jatobá roxo e Mororó. Essa árvore atinge mais de 10m de altura e até 2m de diâmetro e apresenta folhas compostas,flores esbranquiçadas ou avermelhadas,bastante grandes,em pequenas panículas terminais,que florescem durante os meses de setembro a dezembro.


Seu fruto é uma "vagem",castanho-avermelhada,que apresenta de 3-6 sementes,cobertas de polpa amarelo-pálida,adocicada.


 



  








Essa polpa farinácea e adocicada,serve de alimento as pessoas na época de penúria. Madeira de cerne avermelhado ou castanho escuro,dura,pesada,resitente,difícil de ser trabalhada,boa para moirões,linhas,esteios,portas,estacas,implementos agrícolas,estrutura de embarcações,lenha etc. 
O tronco,galhos e raízes exsudam resina transparente,amarelo-pálida ou avermelhada,tida com excelente peitoral,hemostática e útil nas afcções urinárias. A casca tem as seguintes propriedades medicinais: tônica,estomacal,adstringente,balsâmica,vermífuga e ainda ação hemostática. H. Courbaril é muito utilizada em programas de reflorestamento e na arborização de parques e grandes jardins. Apresenta a seguinte distribuição geográfica: Antilhas,América Central e América do Sul. ocorre nos seguintes estados brasileiros:Alagoas,Amazonas,Bahia,Ceará,Goias,Maranhão,Mato Grosso,Minas Gerais,Pará,Paraíba,Pernambuco,Piaui,Sergipe,Tocantins e Rio Grande do Norte(registros no Parque das dunas-Natal e no município de Martins,Luís Gomes). Habita em ambientes que apresentam os seguintes tipos de vegetação: Caatinga,Caatinga arborea,Cerrado e Mata de altitude.

REFERÊNCIAS:

Renato Braga.Plantas do nordeste,especialmente do Ceará. Fortaleza:coleção mossoroense-volume XLII,1996.pg.300-301.


LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DO PARQUE ESTADUAL DAS DUNAS DE NATAL  Disponível em: > http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/flora.asp < Acesso em: 16/10/2010.


Disponível em:http://www.cnip.org.br/bdpn/ficha.php?cookieBD=cnip7&taxon=7297  Acesso em: 16/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário