Nossa página

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lambioia Hemidactylus mabouia; Fauna do RN

   
 Lagarto conhecido popularmente como Lagartixa-doméstica,Briba,Lambioia, Labigó, taruíra,crocodilinho de parede,víbora(erroneamente), mas cientificamente seu nome é Hemidactylus mabouia. O significado do nome do gênero Hemidactylus quer dizer “lamelas sob os dedos divididas, comum as espécies desse gênero,já que “hemi” quer dizer metade e “Dactylos(grego)” lamela sob os dedos. Espécie invasora de origem Africana que pertence a família Gekkonidae.

  Hemidactylus mabouia apresenta corpo achatado,olhos relativamente grandes e pupilas elípticas. Os dígitos apresentam ventralmente uma dupla fileira de lamelas expandidas transversalmente, ocupando cerca de 70-80% de sua extensão; o segmento distal não é expandido e possui uma garra terminal. Superfície dorsal do corpo com grandes tubérculos dispersos entre escamas pequenas, arredondadas e achatadas. Cor cinza escuro a cinza claro, quase branco (alternável num mesmo indivíduo). Região ventral clara, quase branca.  Pode atingir 59mm de comprimento rostro-cloacal,que equivale a distância entre a ponta do focinho e a margem posterior da abertura cloacal e não até a ponta da cauda. Possui hábito alimentar generalista,sendo sua dieta composta principalmente de insetos como baratas,formigas,cupins,moscas,mosquitos,entre outros ártropodes como aranhas e escorpiões.
    Espécie de hábitos noturnos e periantrópicos (Vanzolini et al., 1980), mas também pode ocorrer em outros ambientes naturais não antrópicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, as Restingas e algumas ilhas da costa brasileira (Vanzolini et al., 1980; Vitt, 1986; Araújo, 1991; Van Sluys, 1991; Rocha et al. 2002). Esta espécie possui tamanho fixo de ninhada, produzindo dois ovos de cada vez e sua reprodução é contínua (Meshaka, 1994;Vitt, 1986). O período de incubação é ainda desconhecido (Bock, 1996), embora o intervalo máximo já registrado entre o encontro dos ovos até a eclosão foi de 77 dias (Dixon & Soini ,1986). Espécie não heliotérmica ,que apresenta algum grau de termorregulação comportamental da temperatura corpórea visto que há uma preferência por microhábitats mais favoráveis do ponto de vista térmico,como as rochas (Anjos,2004).

  Lagarto exótico de origem africana introduzido na América,juntamente com os escravos segundo a hipótese tradicional. A outra hipótese a respeito da colonização de H. mabouia no continente Americano, defende que essa espécie chegou a América do Sul através de balsas naturais (“natural rafting”) transportada  por correntes marítimas.
    Sua distribuição atual estende-se  por toda a América do Sul, América Central (exceto Jamaica, Kluge, 1969) e, atualmente vêm colonizando rapidamente a América do Norte, ocupando e deslocando o nicho de dois outros congêneres exóticos, H garnotti e H turcicus (Meshaka, 1995, 2000). Hemidactylus mabouia é uma espécie invasora bem estabelecida no Brasil. Durante minhas excursões pelo Estado do Rio Grande do Norte, visualizei a espécie em habitat natural em Nísia Floresta, Parnamirim, Monte Alegre, Baía Formosa e Goianinha.

Referências:
Anjos, Luciano Alves dos.Ecologia de um lagarto exótico (Hemidactylus mabouia, Gekkonidae) vivendo nanatureza (campo ruderal) em Valinhos, São Paulo. Campinas, SP: [s.n.], 2004.
Vitt et al. Guia de Lagartos da Reserva Adolpho Ducke, Amazônia Central =
Guide to the Lizards of Reserva Adolpho Ducke, Central Amazonia. Manaus : Áttema Design Editorial, 2008.
Raul Fernandes Dantas De Sales; Carolina Maria Cardoso Aires Lisboa & Eliza Maria Xavier Freire. Répteis squamata de remanescentes florestais do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

3 comentários:

  1. ESTE POST DEIXOU A DESEJAR!eu so preciso saber se esse reptil pode causar algum dano ao ser humano ...se eles tem veneno assim como as cobras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christyne!
      Esse lagarto é inofensivo, eles não apresentam glândulas de veneno como algumas serpentes, ou seja, não são peçonhentos.

      Sucesso e Paz!!!

      Excluir
  2. Eu gostaria de saber como identificar o sexo da minha hemidactylus mabouia.

    ResponderExcluir