Nossa página

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aranha vibradora Physocyclus globosus (Taczanowski, 1874); Fauna do RN

   Aranha conhecida popularmente como Vibradora ou Treme-treme, entretanto seu nome científico é único, Physocyclus globosus (Taczanowski, 1874). É considerada "inofensiva" para a espécie humana. 
   Pertence a família Pholcidae,que incluem aranhas de pequeno e médio porte(de 1 a 15mm), com pernas de tamanho variável, geralmente com comprimento muitas vezes maior do que o corpo(podendo ser até 25 vezes maior),tecem pequenas teias de cordões emaranhados e possuem quelíceras pequenas(nessa espécie são fundidas na base). Esta família integra, juntamente com Dysderidae, Filistatidae, Scytodidae, Segestridae e Sicariidae, um grupo denominado Haplogina, no qual estão agrupadas fêmeas que não apresentam placa epiginal na genitália.
   Physocyclus globosus se distingue de outras espécies do gênero Physocyclus pela forma do seu abdômen, que é quase globular(por isso o epíteto específico- globosus), mas com uma ampla protuberância saliente na parte de trás e com as suas fieiras localizadas no meio da região ventral que apontam ligeiramente para a frente. O macho adulto da espécie Physocyclus globosus apresenta como característica distintiva a forma do fémur PalPal(estrutura genital) que é cilíndrico. As fêmeas adultas são maiores do que os machos, elas alcançam de 5 a 6mm de comprimento de corpo, enquanto que os machos atingem cerca de 4 a 5mm. Sua alimentação é constituída basicamente de pequenos insetos.
   Physocyclus globosus possui distribuição restrita aos trópicos e geralmente é observada em locais mais quentes, tais como no interior das cavernas,grutas,fendas de rochas,sob pontes e das construções urbanas.
   As fotos aqui presentes foram registradas no município de Parnamirim,Rio Grande do Norte, no interior da minha residência, mais especificamente no teto e no canto superior da parede da dispensa, onde é possível as vezes observar várias dessa aranha com suas teias bem emaranhadas. Durante minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte observei aranhas do mesmo gênero(Physocyclus) em outros municípios, como por exemplo no interior de cavernas em Felipe Guerra.
Referências

Brescovit&Sakamoto&Zacaro. Análise ultra-estrutural de núcleos paquitênicos de Physocyclus globosus (Taczanowsky, 1874) (Araneae, Haplogynae, Pholcidae). Disponível em:> http://web2.sbg.org.br/congress/sbg2008/pdfs2008/24691.pdf <:acesso div="" em:16="">

Disponível em:> http://rockbugdesign./invert_ref/es/species/show/5/ <:acesso div="" em:16="">

Disponível em:>http://www.findaspider.org.au/find/spiders/520.htm <:acesso div="" em:16="">

Preston-Mafham, Ken (1998).Spiders: Compact Study Guide and Identifier. Angus Books. ISBN 978-1-904594-93-2.

Platnick, Norman I. (2008): The world spider catalog, version 8.5.American Museum of Natural History.

Nenhum comentário:

Postar um comentário