Nossa página

segunda-feira, 16 de março de 2015

Ubaia azeda Eugenia sp.; Flora do RN

   Planta conhecida popularmente como Ubaia-azeda ou Uvaia-azeda, que pertence ao gênero Eugenia L. e a família Myrtaceae. Essa compreende cerca de 130 gêneros, com 5.671 espécies, com 927 espécies ocorrendo no Brasil(Sobral et al. 2012). O gênero Eugenia L., com cerca de 1000 espécies é o maior gênero dessa família que ocorre principalmente na América Central e do Sul, com relativamente poucos representantes na África, Ásia e Austrália (Merwe et ai., 2005). No Brasil ocorrem cerca de 350 espécies de plantas desse gênero(Landrum & Kawasaki, 1997),das quais até o momento foram registradas 7 espécies na Mata Atlântica do estado do Rio Grande do Norte .
   Tecnicamente as plantas do gênero Eugenia L. são descritas assim: Subarbustos ou árvores, glabros, puberulentos ou tomentosos, indumento simples. Fascículos, racemos simples ou “stenocalyx”, às vezes muito reduzidos aparentando flores isoladas, terminais ou axilares; prófilos e ferófilos decíduos ou persistentes na antese; flores tetrâmeras, pétalas brancas; cálice aberto no botão floral, com lobos iguais ou desiguais, ocultando ou não o globo petalífero; hipanto não prolongado acima do ovário; ovário bilocular com mais de 3 óvulos/lóculo. Fruto bacáceo, globoso a subgloboso com cálice persistente; sementes 1‒3, testa membranácea, cartácea, coriácea ou fibrosa(Lourenço&Barbosa, p. 376). 
   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado a presença de plantas do gênero Eugenia sp. principalmente no ecossistema de tabuleiro litorâneo, mas também já encontrei-as em matas de tabuleiro na "região agreste" do estado, no município de Monte Alegre. Seus frutos maduros de sabor bem azedo são apreciados por nativos das áreas de tabuleiros onde ainda são encontradas.

Referências

 Ana Raquel de Lima Lourenço & Maria Regina de Vasconcellos Barbosa. Myrtaceae em restingas no limite norte de distribuição da Mata Atlântica, Brasil. Rodriguésia 63(2): 373-393. 2012.

Sidinei Rodrigues dos santos e José Newton Cardoso Marchiori. ESTUDO ANATÔMICO DO LENHO DE EUGENIA SCHUECHIANA O. BERG (MYRTACEAE). BALDUINTA. n. 26, p. 27-32, 25-II-2011.

2 comentários:

  1. Estou encantando com o blog. Parabéns pelo trabalho, pois é um dos poucos que vi em terem esta preocupação em mostrar a riqueza de nossa fauna diversa e para muitos até inexistente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, o nome científico dessa espécie é Eugenia azeda Sobral

    ResponderExcluir