Nossa página

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Libélula Orthemis sp.; Fauna do RN

Inseto conhecido popularmente como libélula, zig-zag, lava-bunda, lavadeira, cavalo-de-judeu e jacinta. Pertencente ao grupo Odonata, sendo seus representantes adultos tipicamente diurnos, terrestre-aéreos e as larvas aquáticas. São grandes predadores, alimentando-se os adultos de outros insetos e as larvas de artrópodes, larvas de peixes e de anfíbios. Esse exemplar pertence à família Libellulidae que apresenta distribuição cosmopolita e ao gênero Orthemis (Hagen) que possui 23 espécies na região Neotropical, das quais 15 ocorrem no Brasil.
 Este gênero inclui espécies de grande porte, geralmente com cores notáveis, caracterizadas por permanecer muito tempo  de sua atividade voando durante o dia. Estão associadas a ambientes lênticos(água parada),como lagos, poças, ou mesmo riachos com movimento lento. Também são encontradas em represamentos e tanques de piscicultura no Brasil.  Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte tenho observado a presença de libélulas do gênero Orthemis  em praticamente todas as regiões as regiões do estado.

Referência       
N.S. Pinto, 2011. Ocorrência de Orthemis cultriformis (Calvert) (Odonata: Libellulidae) para o Estado de Goiás (Brasil). EntomoBrasilis, 4(1): 36-37. www.periodico.ebras.bio.br/ojs

Nenhum comentário:

Postar um comentário