Nossa página

quinta-feira, 3 de março de 2016

Suiriri-cavaleiro Machetornis rixosa (Vieillot, 1819)

   Ave conhecida popularmente como Suiriri-cavaleiro, Suiriri-do-campo, Suiriri, Bem-te-vi-cabeça-de-estaca, Bem-te-vi-carrapateiro, Bem-te-vi-coroa, Bem-te-vi-de-coroa, Bem-te-vi-do-gado, Cavaleiro e Monta-cavalo. Entretanto seu nome científico é Machetornis rixosa (Vieillot, 1819).
  Pertence a família Tyrannidae, da qual também fazem parte por exemplo o Papa-mosca-do-sertão( Stigmatura napensis), a Guaracava-de-barriga-amarela( Elaenia flavogaster ),Peiteca(Empidonomus varius) e Caneleiro-enxofre(Casiornis fuscus).
   Indivíduos adultos medem cerca de 18 cm de comprimento. Apresenta grandes patas pretas, peito amarelo, garganta clara, cabeça acinzentada com uma parte superior marrom. Alimenta-se de insetos, carrapatos e outros pequenos parasitas encontrados sobre mamíferos como por exemplo os bois.
   Constrói seus ninhos com gravetos, onde a fêmea põe seus ovos que são incubados pelos pais, mas a relatos de que em algumas situações pode utilizar ninhos de João-de-barro(Furnarius rufus).
Facilmente observado caminhando no solo em busca de pequenos insetos ou materiais para confecção do ninho em áreas abertas, em cidades bem arborizadas, campos de cultura, mas também é visto sobre o gado ou cavalos, capturando principalmente insetos que se movem tentando fugir da área onde as reses estão pisando.
    Ocorre no Brasil merídio-oriental(é migratório no sul do país) e central e também em outros países da América do sul, como na Argentina, Bolívia, Uruguai e Venezuela.
    Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte tenho observado essa espécie em todas as mesorregiões potiguares(Mesorregião Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar), sendo minhas últimas observações nos municípios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Monte Alegre.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário