Nossa página

domingo, 1 de maio de 2016

Pombo-doméstico Columba livia Gmelin, 1789

  Ave conhecida popularmente como Pombo-doméstico, Pombo-comum e Pombo-das-rochas, entretanto seu nome científico é Columba livia Gmelin, 1789.
Pertence a família Columbidae da qual também fazem parte por exemplo a rolinha-picui(Columbina picui), a rolinha-roxa(Columbina talpacoti ), a juriti-pupu(Leptotila verreauxi) e a ribaçã(Zenaida auriculata).
   Indivíduos adultos medem cerca de 38 cm de comprimento cada e pesam aproximadamente 300 gramas.
   Alimentam-se principalmente de grãos e sementes, mas também inclui em sua dieta porções de restos da alimentação humana, demonstrando grande adaptabilidade ao ambiente urbano. 
É uma espécie monogâmica que se reproduz durante o ano inteiro,exceto no período de muda das penas, quando a fêmea põe em média 2 ovos que são incubados por até 19 dias. Fazem normalmente de duas a três posturas durante um ano, mas quando há abundância de alimento podem fazer mais posturas ao longo do ano,sendo esse um dos principais motivos da sua proliferação em muitas cidades. Após o nascimento dos filhotes, estes são alimentados com uma secreção do papo parecida com leite.
   Espécie originária da Eurásia e África que foi trazida ao Brasil pela família real portuguesa, sendo uma espécie exótica que além de competir diretamente por alimento com aves nativas, é considerada uma ameaça a saúde humana pois pode ser encontrada em seu organismo(reservatório) 70 diferentes micro-organismos patogênicos para a espécie humana(Haag-Wackernagel; Moch, 2004).
Ocorre em todo território brasileiro, sendo comum principalmente na área urbana dos municípios.
   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte tenho observado essa espécie em todas as mesorregiões potiguares(Mesorregião Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar), sempre associada as construções humanas na área urbana das cidades.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

HAAG-WACKERNAGEL, D.; MOCH, H. Health hazards posed by feral pigeons. Journal of Infection, v.48, n.4, p.307-313, 2004.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Vânia de Fátima Plaza Nunes. PALESTRA: POMBOS URBANOS: O DESAFIO DE CONTROLE. Biológico, São Paulo, v.65, n.1/2, p.89-92, jan./dez., 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário