Nossa página

domingo, 14 de agosto de 2016

Saí-azul Dacnis cayana

    Ave conhecida popularmente como Saí-azul, Saí-bicudo, Bico-fino e Azulego, entretanto seu nome científico é único, Dacnis cayana(Linnaeus, 1766). 
   Cada indivíduo adulto dessa espécie atinge cerca de 13cm de comprimento e peso aproximado de 16g. O macho apresenta diferença visível da fêmea, ou seja dimorfismo sexual, enquanto o macho é predominantemente azulado, com o mento e o dorso em negro e pernas em vermelho claro, a fêmea é principalmente esverdeada com a cabeça um pouco azulada e tem pernas alaranjadas. 
   Durante o período reprodutivo ocorre divisão de tarefas pelo casal, enquanto a fêmea constrói o ninho, o macho defende o território. O ninho tem o formato de uma taça profunda, geralmente fixada com teias de aranha a uma forquilha. Nesse, a fêmea põe de 2 a 3 ovos que também são incubados por ela. Ao nascerem, os filhotes são alimentados pelos pais e se mantém no ninho por aproximadamente 13 dias.
   Habita bordas de florestas, tabuleiros com árvores esparsas, copas de mata alta, florestas de galeria. Alimenta-se de frutos,néctar, insetos e outros pequenos artrópodes. As vezes é observado em pequenos bandos mistos com espécies dos gêneros Cyanerpes e Tangara.
  Apresenta ampla distribuição no Brasil, ocorrendo em todas as regiões do país, além de ser encontrado também nos demais países da América do Sul(exceto no Chile e Uruguai) e de Honduras ao Panamá.
   Durante as minhas excursões pelo estado do Rio do Rio Grande do Norte tenho observado essa espécie apenas na mesorregião Leste Potiguar, sendo as minhas últimas observações nos município de São José de Mipibu e Tibau do Sul.

Referências
FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário