Nossa página

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Guracava-de-topete-uniforme Elaenia cristata Pelzeln, 1868

  Ave conhecida popularmente como Guracava-de-topete-uniforme,Guaracava-de-topete,Maria-é-dia,papa-enxeico ,cocuruta, curucutado-topetudo, entretanto seu nome científico é único,Elaenia cristata Pelzeln, 1868. 
  Indivíduos adultos dessa espécie alcançam cerca de 15cm de comprimento e 18g de peso,apresentam topete com penas escuras mais eretas,asas com duas faixas esbranquiçadas, barriga acinzentada, exceto no período pós muda(janeiro a março) quando ficam um pouco amarelada. 
Geralmente se reproduz no período de setembro a dezembro, sendo o ninho construído em forquilha, no qual a fêmea põe em média dois ovos brancos com algumas manchinhas de cor vermelha.
   Habita a vegetação de restinga e cerrados,onde alimenta-se de frutos e insetos, ocorrendo no Brasil(em todas as regiões, exceto Sul), Bolívia, Colômbia,Guiana, Guiana Francesa,Peru, Suriname e Venezuela.



Referências

BirdLife International (2016) Species factsheet: Elaenia cristata. Disponível em http://www.birdlife.org/datazone/species/factsheet/22699289/additional Acesso em 11/09/2016.

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário