Nossa página

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Caburé Glaucidium brasilianum (Gmelin, 1788)

    Ave conhecida popularmente como Caburé, Caburé-do-sol, Caburé-ferrugem, Caburezinho e Cauré,entretanto seu nome científico é único, Glaucidium brasilianum (Gmelin, 1788). Pertence a família Strigidae, da qual também fazem parte a coruja-buraqueira(Athene cunicularia).
    É uma coruja muito pequena, um individuo adulto da espécie G. brasilianum alcança cerca de 16,5cm de comprimento,31cm de envergadura e peso estimado de aproximadamente 63 gramas. Ela apresenta a plumagem em duas colorações,tem uma que é cinza, na qual o peito claro apresenta bordas cinzas e a cauda com listras brancas e a outra é predominantemente marrom-avermelhado com a cauda da mesma cor e as faixas brancas são menos perceptíveis. Ambas apresentam sobrancelha branca notável e também duas manchas pretas na nuca semelhante a olhos, confundindo predadores e, enganando também suas presas que, as vezes ao livra-se dos "falsos olhos" caem exatamente no bico do predador, na parte frontal onde estão os verdadeiros olhos.
  Alimenta-se de outras aves, lagartos, anfíbios, serpentes e até insetos. Ela reutiliza ninhos abandonados de outras aves ou ocos de árvores, onde põe de 3 a 5 ovos que são incubados por até 30 dias. Ao contrário das nossas outras corujas ela é ativa tanto durante o dia quanto a noite, podendo ser ouvida o ano inteiro, principalmente na época reprodutiva. Habita no interior e bordas de florestas, campos, cerrados e várzeas, podendo ser observada em área urbana com muitas árvores.
   Apresenta ampla distribuição geográfica, ocorrendo desde os Estados Unidos até a Argentina e norte do Chile e também em todo o território brasileiro.  Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte, tenho observado essa espécie apenas nas Mesorregiões Central Potiguar(principalmente na região do Seridó) e Oeste Potiguar. 

Referências
Antas, P. T. Z. (2005) Aves do Pantanal. RPPN: Sesc.

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário