Nossa página

domingo, 21 de março de 2010

Xinxo(Hohenbergia ramageana Mez.); Flora do Rio Grande do Norte.
























  Essa planta é encontrada em nossos tabuleiros abundantemente. Popularmente conhecida como Xinxo,a espécie Hohenbergia ramageana é encontrada nos estados do Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco,Bahia,Minas Gerais e São Paulo. De hábito epífita e terrestre. É uma bromélia típica do bioma Mata Atlântica,que abriga a maior diversidade de bromélias do mundo. Apresenta folhas dispostas em forma de roseta com espinhos ao longo das margens e nos ápices. As enormes inflorescências emergem da parte central do Xinxo. É considerada uma "bromélia-tanque",ou seja,é capaz de armazenar água entre suas folhas dispostas em forma de roseta,servindo de fonte hídrica e sítio reprodutivo para várias espécies. A coloração das folhas pode variar de acordo com a luminosidade do ambiente onde ocorrem. Entre as sua folhas já observei várias espécies de animais,como lagartos,embuás,lacraias,formigas,aranhas,larvas de insetos na porção da água,o fitotelmo e etc. O local onde vi mais exemplares dessa espécie no estado do Rio Grande do Norte, foi no município de Espírito Santo, mais especificamente na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una.
Preserve a natureza!

BIBLIOGRAFIA:
Vários colaboradores. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Parque da cidade: um convite a preservação ambiental / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Natal: Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística, 2008.     

Um comentário:

  1. Olá, esse exemplar se trata de Hohenbergia ridleyi, espécie típica da Mata Atlântica e da Restinga do estado. Existem ainda outras duas espécies do mesmo gênero, muito similares que ocorrem na Caatinga: Hohenbergia caatingae e Hohenbergia horrida.

    ResponderExcluir