Nossa página

sábado, 24 de abril de 2010

Sanhaço-cinzento Tangara sayaca (Linnaeus, 1766); Fauna do Rio Grande do Norte.



  Essa belíssima ave é conhecida popularmente como Sanhaço-cinzento,sanhaço-do-mamoeiro,sanhaço comum,sanhaço da amoreira e no nordeste é conhecida também como pipira-azul,entretanto cientificamente seu nome é Tangara sayaca . Ela pertence a ordem Passeriformes e a família Thraupidae. Quando adulto alcança os 18cm e pode pesar cerca de 42g(o macho). Alimenta-se de frutos,folhas,brotos,flores de eucalipto e insetos.

    A fêmea põe de 2 a 3 ovos de cor branca pintados de marrom e incuba-os durante 12 dias ou até 14 dias. o casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após vinte dias de idade. anda quase sempre em casais ou em pequenos bandos. ocorre nas regiões tropicais e subtropicais ao sul da Amazônia e leste dos Andes. Reflita: Não compre ou aprisione aves silvestres sem autorização. O comércio ilegal de animais silvestres é crime! Imagine você no lugar dela...você não ia gostar nem um pouco!

BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, A. A. 1999. Lista Atualizada de Aves do Estado do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte-IDEMA. 20 p.

GOP, F. Sagot-Martin. Lista I aves RN-arquipélagos extr. NE Brasil. Táxeus | Listas de espécies. 10/01/2003.

LIMA, Pedro Cerqueira. Aves do litoral norte da Bahia. – 1 ed. – Bahia: AO, 2006.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário