Nossa página

domingo, 25 de abril de 2010

Tatu-peba(Euphractus sexcinctus); Fauna do Rio Grande do Norte.

   A primeira vez que vi esse animal foi debaixo de um cajueiro, eu ainda era criança estava coletando castanhas quando me deparei com um tatuzinho que fugiu rapidamente. A segunda vez foi numa área antropizada na divisa dos municípios de Parnamirim com Nísia Floresta, Rio Grande do Norte. Era um filhote também. 
Reflita: Animal ameaçado pelo homem, que o caça indiscriminadamente, devido a sua carne que é muito apreciada pelo homem do campo. 
O Tatu-peba(Euphractus sexcinctus) pode pesar cerca de 5kg e apresenta placas grossas e grandes na cabeça e dorso. caracterizam-se pela presença de pelos bem desenvolvidos no corpo e 6 a 8 cintas móveis na região dorsal. a cabeça é cônica, as orelhas largas e a cauda grande. a coloração geral é pardo-amarelada. alimenta-se de raízes, vermes, frutos, insetos, pequenos vertebrados e animais mortos. Como comem restos de animais são chamados de papa-defuntos ou aiva, que em tupi guarani significa tatu ruim, ou que não serve para ser comido. as fêmeas podem ter dois filhotes por vez. vive nas restingas e nas bordas da mata, podendo ser visto próximo a áreas alagadas. abriga-se em tocas que cava na terra com suas fortes garras.

BIBLIOGRAFIA:
REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil. Londrina, 2006.

Paiva,Melquíades Pinto&Campos,Eduardo. Fauna do Nordeste do Brasil: conhecimento científico e popular. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil,1995.

Crédito da Foto: Disponível em: http://www.terradagente.com.br/fauna/0,0,2,185%3B3,tatu-peba.aspx Acesso em : 27/06/2012.

2 comentários:

  1. Um tio meu do sertão do RN caça muito esse belíssimo animal, antes de acessar esse site, eu não sabia que ele estava ameaçado, mas agora poderei falar para ele e para minha família do interior sobre isso. Obrigado pelo conteúdo. É triste saber que ele está ameaçado. (;-;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!
      Infelizmente a caça é uma grande ameaça a vários animais e tem reduzido muito a populações desses animais e de outros mamíferos de pequeno e médio porte aqui no RN. As outras duas espécies de tatus que ocorrem aqui, o tatu-galinha é cada vez mais raro devido a caça e o tatu-bola é o mais raro de todos no estado... Além disso, durante a captura os caçadores de tatu se expõem ao fungo que causa a febre do vale(doença rara que pode matar) e o consumo da carne de tatus pode transmitir doenças ao ser humano como por exemplo a hanseníase.

      Conto com você em defesa da nossa biodiversidade!

      At.te, biólogo Francisco Souza.

      Excluir