Nossa página

sábado, 22 de maio de 2010

Tatu-galinha(Dasypus novemcinctus); Fauna do Rio Grande do Norte.




















     Não tive o privilégio de observar essa espécie ainda na natureza, mas ela ainda ocorre no Rio Grande do Norte!
 Ocorre nos seguintes biomas brasileiros:Mata Atlântica,Caatinga,Cerrado,Amazônia,Pantanal e Campos Sulinos. O comprimento do corpo do Tatu-galinha(Dasypus novemcinctus) varia de 39,5 a 57,3cm,o da cauda de 29 a 45cm,e o peso de 3,2 a 4,1kg,mas pode pesar a 7,7kg. Possui geralmente 9 cintas móveis na região mediana da carapaça,entretanto este número pode variar de 8 a 11. Alimenta-se principalmente de invertebrados,mas pode consumir material vegetal,vertebrados pequenos,ovos e carniça. Habita uma ampla variedade de habitats,desde florestas decíduas até florestas tropicais,ocorrendo também em ambientes áridos como a caatinga brasileira. Escava toca com varias entradas de aproximadamente 20cm de diâmetro e com 6m de comprimento.
      Os adultos tem hábitos crepuscular e /ou noturno,mas tambem podem ser observados durante o dia. Podem nadar e até se alimentar na água. Durante o período do acasalamento o macho segue a fêmea,e ambos forrageiam juntos por vários dias. O período de gestação para espécie varia de 70 a 120 dias. Geralmente nascem 4 filhotes pesando de 30 a 50g cada,todos do mesmo sexo. O desmame ocorre depois de 4 a 5 meses e a maturidade sexual é atingida com cerca de um ano de idade. O Tatu-galinha pode viver mais de que 22 anos. Reflita: é comum Tatus-galinha serem mortos em atropelamentos rodoviarios. apesar de ser uma espécie muito caçada pelo homem,ainda não sofre ameaça de extinção,devido a sua ampla distribuição.

BIBLIOGRAFIA:

REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P. Mamíferos do Brasil – Londrina, 2006.

Raquel Avila. The Biogeography of the Nine-Banded Armadillo (Dasypus novemcinctus). Disponível em: http://bss.sfsu.edu/holzman/courses/Fall99Projects/armadillo.htm Acesso em: 01/10/2011.

Crédito da 1ª foto:http://www.floridanature.org/photos/Dasypus_novemcinctus_2b,_St._Marks_NWR,_20041125.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário