Nossa página

sábado, 10 de julho de 2010

Juazeiro(Sarcomphalus joazeiro); Flora do Rio Grande do Norte.


Planta conhecida popularmente como Juazeiro, joazeiro, joá, juá ou laranjeira-de-vaqueiro e cientificamente como Sarcomphalus joazeiro (sinônimo=Zizyphus joazeiro). É uma árvore espinheira de 5 a 10m de altura, de tronco curto e copa globosa, quase encostando seus ramos e folhas no solo. Possui folhas rígidas-menbranáceas, glabras.






 
Suas flores são pequenas, amarelo esverdeadas, reunidas em inflorescências cimosas. Essa espécie ocorre na região nordeste do Piauí até o norte de Minas Gerais. Se desenvolve bem na caatinga e algumas vezes em alguns tabuleiros. Seu profundo sistema radicular permite retirar água do subsolo para manter-se verde mesmo durante o período de estiagem. Floresce durante os meses de novembro. A maturação dos frutos ocorre no período junho a julho. O fruto é do tipo drupa, globosa, amarelada, com um caroço grande, envolto em poupa mucilaginosa, doce, branca. 

 










Reflita: O fruto é rico em vitamina C, sendo bastante consumido pelo sertanejo do Nordeste e também por aves e outros animais. O Juazeiro constitui uma providência na época da seca parta o sertanejo, pela sombra e alimentação que proporciona ao gado faminto. Pode ser empregado com sucesso na arborização de ruas e jardins.


BIBLIOGRAFIA:
Lorenzi,Harri, Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil,vol.1.4-ed. Nova Odessa, SP: Instituto Planturm,2002.
Renato Braga. Plantas do Nordeste, especialmente do Ceará. coleção mossoroense-volume XLII.
Revista da FAPERN. Ciência Sempre. ANO 5- abril/ junho 2009. O Conhecimento da Caatinga potiguar e o desafio do desenvolvimento sustentável. por Ramiro Gustavo Valera Camacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário