NOSSA PÁGINA

sábado, 10 de julho de 2010

Juazeiro(Zizyphus joazeiro); Flora do Rio Grande do Norte.


Planta conhecida popularmente como Juazeiro,joazeiro,joá,juá ou laranjeira-de-vaqueiro e cientificamente como Zizyphus joazeiro. É uma árvore espinheira de 5 a 10m de altura, de tronco curto e copa globosa,quase encostando seus ramos e folhas no solo. Possui folhas rígidas-menbranáceas,glabras.






 
Suas flores são pequenas,amarelo esverdeadas,reunidas em inflorescências cimosas. Essa espécie ocorre na região nordeste do Piauí até o norte de Minas Gerais. Se desenvolve bem na caatinga e algumas vezes em alguns tabuleiros. Seu profundo sistema radicular permite retirar água do subsolo para manter-se verde mesmo durante o período de estiagem. Floresce durante os meses de novembro. A maturação dos frutos ocorre no período junho a julho. O fruto é do tipo drupa,globosa,amarelada,com um caroço grande,envolto em poupa mucilaginosa,doce,branca. 

 










Reflita: O fruto é rico em vitamina C,sendo bastante consumido pelo sertanejo do Nordeste e também por aves e outros animais. O Juazeiro constitui uma providência na época da seca parta o sertanejo,pela sombra e alimentação que proporciona ao gado faminto. Pode ser empregado com sucesso na arborização de ruas e jardins.


BIBLIOGRAFIA:
Lorenzi,Harri,Árvores brasileiras:manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil,vol.1.4-ed. Nova Odessa,SP:Instituto Planturm,2002.
Renato Braga. Plantas do Nordeste,especialmente do Ceará. coleção mossoroense-volume XLII.
Revista da FAPERN. Ciência Sempre. ANO 5- abril/ junho 2009. O Conhecimento da Caatinga potiguar e o desafio do desenvolvimento sustentável. por Ramiro Gustavo Valera Camacho. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário