Nossa página

sábado, 28 de agosto de 2010

Lagartixa comum Tropidurus hispidus(Spix, 1825).; Fauna do RN

Essa é a Lagartixa comum(Tropidurus hispidus),ela pertence a família Tropiduridae, a mesma da lagartixa-de-lajeiro(Tropidurus semitaeniatus.) . Ocupa diversos tipos de habitat como por exemplo em folhiços,troncos de árvores,pedras,muros das casas. tem uma ampla distribuição e ocorrência predominante na área das Caatingas do nordeste do Brasil. Por isso é considerada o lagarto mais comum do País.
 













Essa espécie é forrageadora sedentária do tipo “senta-e-espera” e de atividade diurna, dieta essencialmente carnívora com uma grande variedade de presas, são essencialmente onívoros,se alimentando de artrópodes como insetos(formigas,baratas etc),às vezes de pequenos vertebrados,frutos(já vi aqui em casa, elas comendo pedaços de melancia) e restos de comidas(as que ocorrem em nossas casas) e etc.














Ela é extremamente mansa,mesmo assim ainda tem gente que persegue esse animais. A quem diga que elas são muito educada, cumprimentando as pessoas com o movimento da cabeça(crença popular).

REFERÊNCIAS:

Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997
                             
Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.
 
Guia de Lagartos da Reserva Adolpho Ducke, Amazônia Central =
Guide to the Lizards of Reserva Adolpho Ducke, Central Amazonia /
Vitt et al. – Manaus : Áttema Design Editorial, 2008.
Disponível em:http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/cadernos/article/viewFile/51/45
Acesso em: 28/08/2010.

2 comentários:

  1. Eu criu dois filhotes de Tropidurus oreadicus, eles são muito mansos e quando coloco a mão no terrario eles vem correndo para subir, a alimentação deles é a base de moscas, grilos, formigas tenebrios, minhocas, casca de ovo e folhas de feijão, uma vez por mês coloco um pouco de Vitamina "C" na Água, eles tomam Sol pela manhã, final da tarde e as vezes um pouco do sol do meio dia. Quero dicas de nomes até agora não coloquei.

    ResponderExcluir
  2. Elas são mesmo muito educadas e mansas. Quando digo educadas, é pq são super na delas, não entram em casa. Às vezes eu pego algumas (principalmente as bebês, que são bem bobinhas rsrs). Se ela se acostumar, chega até a brincar com a pessoa. Claro q é um animal arisco, em geral foge de qualquer contato com humanos, mas já tive ótimas experiências com esses bichinhos. Ah! Elas tbm gostam de azeitonas maduras!

    ResponderExcluir