NOSSA PÁGINA

domingo, 26 de setembro de 2010

Borboleta Castanha Vermelha(Heliconius erato phyllis(Fabricius); Fauna do RN



   Essa belíssima borboleta é conhecida popularmente como Castanha-vermelha e cientificamente como Heliconius erato phyllis(Fabricius). É uma borboleta tropical com muitas variações e que ocorre em todo o Brasil. Ela alcança 70mm de envergadura. Voa durante o dia,e à noite reúne-se em pequenos grupos,pousando num mesmo galho. Alimenta-se de néctar e de pólen,sendo polinizadores,participam dessa forma do processo reprodutivo de algumas espécies vegetais. Além de participarem do processo reprodutivo de algumas plantas e de fazerem parte da cadeia alimentar,elas embelezam nossas matas e jardins.  
   A vida média do indivíduo adulto é de aproximadamente 180 dias. A fêmea adulta depois do acasalamento coloca seus ovos nos brotos ou nas gavinhas de diversas espécies de maracujazeiros. A lagarta,espinhosa,alcança até 40 mm e se alimenta das folhas dos maracujazeiros. Pode ocorrer canibalismo entre essas lagartas. As borboletas são insetos que pertencem a ordem dos Lepidópteros(do grego lépido,"escama",e ptero,"asa"), essa espécie pertence a família Heliconiidae,a mesma família das borboletas Pingos-de-prata e a Maria-boba. Durante as minhas excursões pelo estado do Rio Grande do Norte sempre tenho visto essa espécie,principalmente nos seguintes municípios: Nísia Floresta,Baía Formosa,Goianinha,Monte Alegre e Natal.

REFERÊNCIAS:
Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997.
Neto,Miguel Rocha. Guia ilustrado:fauna da escola das dunas de pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos,2001.
Petrobrás. Sercom. Espécies da Fauna Brasileira/Species of Brazilian Fauna. 1. Ed. Rio de Janeiro,1992. 

Disponível em: > file:///D:/Minhas%20imagens/borboletas%20fio%20cruz.htm  < Acesso em: 26/09/2010.
Disponível em: http://www.fafism.com.br/borboletario/inicio2.php?link=7 Acesso em: 26/09/2010.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário