Nossa página

sábado, 18 de setembro de 2010

Gafanhoto-de-Coqueiro(Tropidacris collaris); Fauna do RN.


  Animal conhecido popularmente como Gafanhoto-de-Coqueiro,Tucurão ou Gafanhotão, e cientificamente como Tropidacris collaris (Stoll, 1813). Essa espécie é facilmente encontrada nos ecossistemas de tabuleiros do Rio Grande do Norte. Pelo fato de se alimentarem de folhas(fitófagos), são nocivos a vegetação,chegando as vezes a ser considerados como praga. Pode atacar muitas espécies vegetais de interesse econômico, como:coqueiro,abacateiro,algodoeiro.arroz,bananeira,cana-de açúcar,citros,carnaúba,mandioca,mamona,eucalipto outras.
   O Gafanhoto-de-Coqueiro é um inseto da ordem Orthoptera que pertence a família Acrididae, a qual compreende os gafanhotos propriamente ditos. Esta família estar dividida em dois grupos,de acordo com seu comportamento: sedentários,com hábito solitário e pouco nocivos e migratórios que podem formar as chamadas "nuvens de gafanhotos",capazes de devastar plantações inteiras e causar grandes prejuízos(Gallo et al. 1988),pelo fato de se multiplicarem rapidamente e migrarem para diferentes ambientes(Borror & Delong,1988).

   Por incrível que pareça para alguns,a espécie humana come gafanhotos desde tempos remotos,prova disso é só vermos alguns trechos de livros antiguíssimos como a Bíblia e o Corão. vejamos na Bíblia no livro de Levítico,capítulo 11 e versículo 22:"Deles comereis estes:(...) o gafanhoto devorador segundo a sua espécie,o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie."Ainda na Bíblia,agora no evangelho segundo escreveu Mateus,no capítulo 3 e versículo 4 diz que a alimentação de João Batista era gafanhotos e mel silvestre. No Corão diz:"Aquele que não come de meus gafanhotos, e de meus camelos e de minhas tartarugas,não é digno de mim,diz o profeta." Ainda hoje, em vários países do Oriente há pratos com gafanhotos. As fotos acima foram tiradas na RPPN Mata Estrela,localizada no município de Baía Formosa,Rio Grande do Norte. 

Palavras chave:Fauna do RN; Insetos no RN;Orthoptera no RN; Acrididae no RN;Gafanhoto no RN.

REFERÊNCIAS
Freire, Adauberto Antônio Valera. Fauna Potiguar. Natal: EDUFRN, 1997.
Neto, Miguel Rocha. Guia ilustrado: fauna da escola das dunas de Pitangui-ecossistemas terrestre. Natal: moura ramos, 2001.
Eurico Santos. Os Insetos(Vida e Costumes).Vol.9. Belo Horizinte:Itatiaia.1982.
Revista Árvore, Viçosa-MG, v.27, n.1, p.105-107, 2003.
Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Acai/SistemaProducaoAcai_2ed/paginas/pragas.htm Acesso em: 18/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário