Nossa página

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cutia(Dasyprocta prymnolopha Wagler, 1841) ; fauna do RN

FotoMichal Sloviak 


 A cutia é um mamífero roedor encontrado em todas as regiões do Brasil, sendo a espécie Dasyprocta primnolopha a que ocorre em 6 dos 9 estados da região nordeste, sendo eles: Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte,Pernambuco, Alagoas e Bahia. Mas ocorre também nos estado do Pará e norte de Minas Gerais. Aqui no estado(RN), só encontrei registro dessa espécie na área do Complexo espeleológico da furna feia em Mossoró, mas acredito que ela ainda ocorre em outros municípios do estado, como por exemplo em Baía Formosa na RPPN Mata Estrela, pois nativos dizem que ainda tem, apesar de ser um animal muito caçado na região. Inclusive saindo da Mata Estrela pela guarita em direção ao litoral a primeira praia que se vê é denominada praia da cutia, acredito que fazendo alusão ao animal que já foi bastante comum naquela mata. Também a moradores do município de Goianinha que dizem que na mata Pau-ferro,que esta inserida nesse município, esse animal ainda é encontrado.
As cutias são roedores relativamente grandes, com patas longas e finas, dorso posterior longo e fortemente curvado, além de cauda vestigial nua. Patas anteriores com quatro dígitos e posteriores com três, estes munidos de garras parecidas com cascos. Coloração da pelagem do dorso posterior (garupa) varia nas diferentes espécies, sendo Dasyprocta primnolopha de coloração laranja-avermelhada. A cutia é um animal de hábito terrestre, que habita nas florestas pluviais- Mata Atlântica e Amazônia, como também nas florestas semidecíduas, cerrados e Caatingas, geralmente com distribuição associada a cursos de água. 
REFERÊNCIAS:
Jocy Brandão CRUZ,Diego de Medeiros BENTO,Darcy José dos SANTOS,José Iatagan Mendes de FREITAS,Uilson Paulo CAMPOS. COMPLEXO ESPELEOLÓGICO DA FURNA FEIA (RN): UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. ANAIS do XXX Congresso Brasileiro de Espeleologia . Montes Claros MG, 09-12 de julho de 2009 - Sociedade Brasileira de Espeleologia. Pg:5.
C. R. Bonvicino, J. A. Oliveira, P. S. D’Andrea. Guia dos Roedores do Brasil, com chaves para gêneros baseadas em caracteres externos - Rio de Janeiro: Centro Pan-Americano de Febre Aftosa - OPAS/OMS, 2008 . pg: 83.

CréditoFoto: Disponível em: http://www.biolib.cz/en/taxonimage/id128536/?taxonid=37032&type=1 Acesso em: 04/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário